quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prata - (Ag)

Mina é uma jazida registrada no ministério das minas e energia ou em 
outro órgão oficial em processo de lavra.

  • A prata ou argento (do latim vulgar platta* , argentum) é um elemento químico de símbolo Ag e de número atômico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). À temperatura ambiente, a prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás. 
A origem da palavra prata é de indo-europeia, "arg", que significa brilhante e seria o equivalente em sânscrito a ar-jun que também significa brilhante. Estima-se que tenha sido descoberta pouco depois do cobre e ouro.

Características:
  • A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. Dentre os metais, é a que mais conduz corrente elétrica, superando o cobre e o ouro. 
A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de oxidação quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre. Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.
  • A prata é tóxica. No entanto, a maior parte dos seus sais não são venenosos devido a características de seus anions . Estes compostos são absorvidos pelo corpo e permanecem no sangue até se depositarem nas membranas mucosas, formando uma película acinzentada. A intoxicação por prata chama-se argiria. Há contudo, outros compostos de prata, como o nitrato, que têm um efeito anti-séptico. Usam-se soluções de nitrato de prata no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta. Algumas proteínas contendo prata são poderosos agentes anti-irritantes das membranas dos olhos, ouvido, nariz e garganta. 

Ocorrência:
  • As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México, onde a prata tem sido minerada desde aproximadamente 1500 d.C. até hoje. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de Kongsberg, na Noruega.
As maiores minas do mundo são Cannington (Austrália), Fresnillo (México), San Cristobal (Bolívia), Antamina (Peru), Rudna (Polônia) e Penasquito (México). No mundo, o continente americano é o maior produtor de prata. Dez países produziram cerca de 84% da prata de todo mundo, no ano de 2010.

Usos:
  • A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. 
A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Entretanto, com a exposição ao oxigênio do ar, uma camada preta de óxido de prata se forma prontamente, escurecendo a superfície, mas esta camada preta não afeta a qualidade do produto, quando polida novamente ela ganha seu brilho original devida a remoção desta camada de oxidação. 
  • Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro. 
A prata é tóxica. No entanto, a maior parte dos seus sais não são venenosos devido a características de seus ânions. Estes compostos são absorvidos pelo corpo e permanecem no sangue até se depositarem nas membranas mucosas, formando uma película acinzentada.A intoxicação por prata chama-se argiria. Há contudo, outros compostos de prata, como o nitrato, que têm um efeito anti-séptico. Usam-se soluções de nitrato de prata no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta. Algumas proteínas contendo prata são poderosos agentes anti-irritantes das membranas dos olhos, ouvido, nariz e garganta.

Propriedades:
  • Prata 950 quer dizer: 95% da joia é de prata legítima; os outros 5% são de outros metais, normalmente Cobre. Este conceito foi criado por Dom Afonso II para punir severamente quem alterasse a mistura.
Os números das Provas mais comuns são: 
  • Ouro: 375, 500, 583, 585, 750, 958, 996, 999,9 (usa-se na industria aeroespacial) 
  • Prata: 750, 800, 875, 916, 925, 960, 995 
  • Platina: 950 
  • Paládio: 500, 850 
Prata de lei :
  • A prata de lei tem esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza, a fim de prevenir mistura de outros metais na liga, diminuindo o valor.Hoje em dia, a prata de lei no Brasil pode ser a 925 ou 950, dependendo do uso e da região. São as ligas de prata com maior durabilidade e qualidade.
Economia:
  • A prata é um metal precioso que historicamente vale entre 5 e 12 partes do valor do ouro. É uma fonte não renovável. A onça (31,1035 gramas) de prata valia algo em torno de 43 dólares em 2 de setembro de 2011, depois de ter chegado próximo dos 50 dólares na última semana de abril de 2011. Em 1981, a onça de prata chegou a valer mais ainda, próximo dos 50 dólares, devido ao movimento especulativo.
Outros Usos:
A prata é utilizada: 
  • Em joalheria e ourivesaria como metal precioso; 
  • como material de cunhagem de moedas; 
  • Em eletrônica e elétrica devido a sua ótima condutividade elétrica, a maior de todos os elementos ; 
  • Em fotografia "argêntica", já que os sais de prata são fotossensíveis; 
  • Em música é utilizada na fabricação de instrumentos musicais, principalmente de sopro , 
  • Em sonorização pois forma excelentes membranas ou bobinas condutoras para os tereterês dos alto-falantes; 
  • Em radiologia onde um dos componentes do filme radiográfico é o sal de prata, geralmente o brometo; 
  • A confecção de espelhos. 
Nitrato de prata é um composto químico de fórmula molecular AgNO3. Comercialmente, costuma chamar-se também de "cáustico lunar", ainda que para uso como reagente analítico em grau pureza de 99,8% ponderal. 
  • Em medicina já foi usado como cauterizador para eliminação de ligeiras tumorações epidérmicas (verrugas e outros), e costumava chamar-se, por isso, de "pedra infernal".  Apresenta amplo emprego na ciência analítica e na técnica (é nitrato inorgânico primordial ), na indústria, na medicina etc.. 
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de divulgar, durante o Congresso Brasileiro de Pediatria, em Curitiba (PR), uma nova recomendação para a prevenção de conjuntivite no recém-nascido. Hoje, de acordo com a legislação, as maternidades devem aplicar uma solução oftálmica de nitrato de prata a 1%, logo após o nascimento, para evitar a contaminação por micro-organismos durante o parto, por contato com secreções maternas.
  • A precaução é fundamental porque algumas bactérias, como as causadoras da clamídia e da gonorreia, são capazes de desencadear uma infecção grave, que pode evoluir para cegueira. “A partir de agora, a SBP passa a preconizar a aplicação de outra substância aquosa, a iodopovodona a 2,5%, porque estudos demonstraram que ela promoveria uma proteção mais eficaz, especialmente contra a clamídia”, esclarece a neonatologista Nicole Gianini, coordenadora do Grupo de Trabalho de Retinopatia da Prematuridade (ROP) da SBP. 

A prata é um elemento químico de número atômico 47. É um metal maleável, com um intenso brilho metálico, branco-brilhante, denso, dúctil, utilizado em numerosas ligas preciosas. Geralmente, encontramos esse tipo de material em moedas, em baixelas ou qualquer artefato de joalheria, assim como em peças decorativas.