quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

04° Projeto de Ensino: Tintas de Solo

 PROJETO DAS TINTAS DE SOLO
 (a base de solo)

Este projeto surgiu do experimento realizado com os alunos do 4ºPeríodo do Curso Técnico de Edificações, onde se propõe a produzir diversas cores de tintas ecológicas (à base de terra) utilizando-se variedades diferentes de solo.
O experimento obteve como resultado 11 tonalidades de cores diferentes, e de acordo com as imagens poderão observar os passos realizados:

Fig.1 - secando o solo escolhido
Fonte: do próprio autor

Fig.2 - triturado o solo
Fonte: do próprio autor

Fig.3 - peneirado o solo
Fonte: do próprio autor

Fig.4 - é medido a massa do solo
Fonte: próprio autor

Fig.5 - medindo volume do solo
Fonte: próprio autor

Fig.6 - Escala de cores encontradas a partir dos solos coletados
Fonte: próprio autor

Fig.7 - Medindo massa da água
Fonte: próprio autor

Fig.8 - Medindo a massa da cola
Fonte: próprio autor

Fig.9 - Misturando os reagentes
Fonte: próprio autor

Fig.10 - Imagens das tintas de cores 1, 2 e 3
Fonte: próprio autor

Fig.11 - Imagens das tintas de cores 4, 5 e 6.
Fonte: próprio autor

Fig.12 - Imagem da tinta de cor 7, com textura diferenciada das demais
Fonte: próprio autor

Fig.13 - Terminando a preparação da tinta 11
Fonte : próprio autor

Fig.14 - Imagens das tintas de cores 9, 10 e 11.
Fonte : próprio autor

Fig.15 - separando o sobrenandante
Fonte: próprio autor

Fig.16 - medindo volume do sobrenadante
Fonte: próprio autor

Fig.17 - Cronometrando o tempo de escoamento
Fonte: Próprio autor

Fig.18 - Utilização do viscosímetro Cup Ford
Fonte: próprio autor

Fig.19 - Utilização com cor diferente
Fonte: próprio autor

Fig.20 - Outra imagem com cor diferente
Fonte: próprio autor

Fig.21 - Imagem do conjunto
Fonte: próprio autor

Fig.22 - Imagem com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor

Fig.23 - Imagem do conjunto
Fonte: próprio autor

Fig.24 - Solução 7 não separou sobrenadante
Fonte: próprio autor

Fig.25 - Imagem com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor

Fig. 26 - Imagem do conjunto com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor

Fig. 27 - Imagem do conjunto com outra cor de tinta
Fonte: próprio autor


É importante ressaltar que a partir desse projeto foi possível trabalhar com os alunos diversos conceitos químicos, desde mistura ( homogênea e heterogênea), soluções, cálculo estequiométrico, densidade, viscosidade, onde o equipamento observado nas últimas fotos são um modelo de viscosímetro chamado Cup Ford.

OBS: O trabalho completo será apresentado no 2ºCONGRESSO INTERNACIONAL  DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS