quinta-feira, 22 de maio de 2014

Milefólio - Achillea millefolium

Milefólio - Achillea millefolium 

O nome Achillea deve-se ao herói grego Aquiles que muito a utilizava para curar os ferimentos de guerra dos seus soldados.
Era também conhecida dos Celtas que a utilizavam nos seus rituais de colheitas.
  • Os antigos Chineses usavam os caules do milefólio nas consultas ao seu livro sagrado de oráculos “I Ching”.
Na Europa foi muito utilizada nas práticas de bruxaria e nas poções mágicas contra o mau-olhado, para atrair noivo, induzir a clarividência; acreditava-se que quem trouxesse consigo um amuleto de milefólio, viveria feliz com o seu parceiro durante sete anos e afastava todos os medos.

Características:

É uma planta vivaz, aromática, que pode atingir um metro de altura, prefere solos arenosos e leves, cresce em relvados, bosques pouco densos, à beira de estradas e caminhos e também nos nossos jardins. Tem flores compostas brancas ou púrpuras que florescem entre Fevereiro e Novembro. Os múltiplos recortes das suas folhas dão origem ao nome milefólio.

Composição:

Óleos essenciais (cânfora, camazuleno, eugenol, mentol, quercetina, eucaliptol, linalol), taninos, comarinas, ácido salicílico, triterpenos, poliacetilenos, alcalóides (tujona), flavonóides, resina, fósforo, potássio e matérias azotadas.

Propriedades:

  • Aquiles estava certo em utilizá-la nas feridas dos soldados, pois veio a descobrir-se cientificamente que esta planta continha substâncias como as lactonas sesquiterpenas que são amargas e tônicas e a aquilina que estimulam a coagulação arterial, enquanto que o ácido salicílico tem propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas e uma ação de alívio da dor. Os taninos e o eucaliptol são anti-sépticos. 

A componente tujona confere-lhe propriedades ligeiramente sedantes. É anti-espasmódico do aparelho digestivo e de outros músculos mais suaves, como o útero, ajudando a combater as dores menstruais, controlando hemorragias internas e equilibrando o fluxo menstrual. É diurético e anti-séptico urinário de ação suave. Faz baixar a febre e a tensão arterial, melhorando a circulação venosa e tonificando as varizes. Estimula a sudação. O ácido salicílico faz ainda com que seja utilizada no combate ao reumatismo. É tônico amargo e auxiliar digestivo. Muito útil cultivá-la nos nossos quintais e tê-la sempre à mão como planta de primeiros socorros, para estagnar o sangue do nariz ou de feridas. Nas escolas onde trabalho, faço questão de ter sempre um cantinho com milfólio e explicar às crianças como utilizá-la: colhem-se quatro ou cinco folhas, e uma flor ou não, lava-se e faz-se com elas uma pequena bola, que se pode aplicar diretamente no nariz sem empurrar muito para dentro, ou sobre as feridas. Pode também, ferver-se a planta e fazer-se compressas com esta infusão. O chá feito com as folhas e as flores, é excelente para baixar a febre. Como chá de Inverno, para prevenir gripes e constipações, pode preparar-se uma mistura em proporções iguais de milfólio, flor de sabugueiro, e hortelã-pimenta; (tomar três chávenas por dia). O milfólio é um bom restaurador das membranas mucosas do nariz e dos pulmões. Tem no organismo uma ação lenta mas segura. O sabugueiro atua sobre a sinusite, desobstruindo os canais nasais e limpando as toxinas, enquanto que a hortelã-pimenta, age mais na zona da cabeça aliviando dores de cabeça.

Outros nomes: 
  • Mil Folhas 
  • Dipirona
Culinária:

As pequenas flores brancas comestíveis ficam muito bonitas na decoração de pratos vários, as folhas em pequenas quantidades podem juntar-se às saladas 
  • ATENÇÃO: as folhas devem comer-se me pequenas quantidades, não mais de três vezes por semana, podendo causar dores de cabeça ou vertigens. Não deve ser tomada durante a gravidez.

Flores da Milefólio

Jardim:

O milefólio aumenta a resistência das plantas vizinhas às doenças e é um bom companheiro para as plantas medicinais aumentando a sua produção de óleos essenciais e a sua vitalidade, melhora também a resistência aos insectos de plantas vizinhas, devido ao seu aroma acre e pungente. O chá de milfólio é bom para o gado bovino e caprino depois dos partos.
  • Cresce por todo o lado e resiste mesmo ao pisoteio.
  • É muito utilizado na agricultura biodinâmica como acelerador da compostagem.
No meu jardim cresce um pouco por toda a parte, salpicando-o de delicadas flores brancas durante quase todo o ano.
  • Considerada por muitos uma erva daninha invasora, o milefólio é na realidade uma planta de grande utilidade.
Chá de mil folhas