quarta-feira, 11 de junho de 2014

Croton spp - Pé-de-perdiz - Canfora

Croton spp (C. cajucara ou C. zehntneri) Alcanforeira, erva-mular, pé-de-perdiz

  • A alcanforeira é uma árvore do gênero cinnamomum, o mesmo da canela, que se caracterizam pela produção de cânfora, substância aromática, extraída da resina chamada terenbetina.
O canforeiro (Cinnamomum camphora (L.) J. Presl; sin: Laurus camphora L.) é uma árvore pertencente à família Lauraceae e ao gênero Cinnamomum, o mesmo da árvore que produz a canela. Esta árvore é nativa de algumas regiões do Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional.
  • Conhecida desde a antiguidade, a cânfora é utilizada como incenso e no preparo de medicamentos. Diz-se que seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.
A medicina alternativa tem sido cada dia mais utilizada por médicos que optam pelo tratamento fitoterápico, e até mesmo por pessoas que tomam conhecimento dos benefícios que as plantas nos trazem e escolhem tomar remédios naturais. 
  • A cânfora é uma planta conhecida popularmente como erva cavaleira. Nativa da Ásia Oriental, particularmente da Ilha de Formosa, do Japão e da China Meridional, a planta tem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive por meio da aromaterapia, sendo um excelente estimulante dos nervos.
Dados Agronômicos: 
  • O gênero Croton é um dos maiores da família das euforbiáceas, com cerca de 800 espécies distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais. É notavelmente bem representado na América do Sul, e no Brasil estão registradas cerca de 300 espécies (Amaral, 2004). 
Espécies do gênero Croton usualmente são monoicas, as inflorescências apresentam flores femininas na base e masculinas no ápice, caracterizam-se ainda por possuírem flores masculinas com filamentos flexionados no botão e as flores femininas com pétalas reduzidas ou ausentes (Suarez, 2003). 
  • Croton nepetaefolius Baill O Croton nepetaefolius Baill., popularmente conhecido como marmeleiro vermelho ou marmeleiro sabiá, é uma árvore de pequeno porte, muito abundante na região Nordeste do Brasil, inclusive no Ceará (Canuto, 2005). Pode ser encontrado nos cerrados, matas litorânias e principalmente na caatinga (Magalhães et al., 2004). 
Possui folhas com limbo triangular , palmatinérvico, oval, agudo, de base cordato-subtruncado ou levemente cordado, providas de glândulas estipitadas e de margens duplamente serradas; na página superior são vilosopubescente, tornando-se depois hirtopubescente. As flores são pequenas, reunidas em cachos e o frutos são cápsulas tricocas (Magalhães et al., 2004).
  • As espécies de Croton do Acre são arbustos, árvores de pequeno e de grande porte, heliófitas, 3-30 m de altura, 5- 40 cm de diâmetro, fuste cilíndrico a irregular, copa globosa, horizontal ou alongada, amplas e abertas. Casca creme-bege, cinza-bege, marrom, cinza-marrom, cinza avermelhado; lenticelar, nodosa, fissurada com cicatrizes em forma de meia lua; secreta látex avermelhado de consistência viscosa. Ramos de seção circular, poligonal ou poligonal-irregular, branco, bege-cinza, bege-creme, marrom; folhas jovens terminais conduplicadas; com tricomas estrelados densamente distribuídos. 
Folhas simples e alternas e/ou agrupadas na extremidade; elípticas, elíptico-oblongas, elíptico-lanceoladas, elípticoabovadas, abovada-cordadas, ovada-cordadas ou cordadas; bordo inteiro, levemente serrado ou sinuoso; ápice agudo e ligeiramente mucronado ou levemente acuminado; base redonda, cordada, aguda ou obtusa-irregular; pinatinervada reta, reta-oblíqua, oblíqua, reto-curvada ou subpalmada; papirácea ou cartácea; na parte adaxial verde claro ou pálido, com pequenas glândulas microscópicas nas margens ou perto das nervuras. Percy A. Zevallos-Pollito e Mário Tomazello Filho

Sinonímia:
  • Alcanforeira, herva-mular, cajuraca. O gênero Croton é constituído por um número considerável de espécies no mundo (750-1.000) (Webster ), das quais 400 são reportadas na Amazônia, especialmente no Brasil e são conhecidas popularmente como sangue-de-grado ou sangue-de-drago (Pollito et al. ). 
No Estado do Acre foram encontradas cinco espécies de gênero Croton, todas denominadas pelo nome comum de “velame”, diferenciadas somente do C. lechleri Müll. com o nome de “sangue-de-drago"

Descrição: 
  • Da a família das Lauraceae. Também conhecida como canforeira, erva-cavaleira, rabugem-de-cachorro, alcanforero e curreleira. A alcanforeira também é uma árvore do gênero cinnamomum, o mesmo da canela. Essas plantas se caracterizam pela produção de cânfora, substância branca de forte odor, extraída da resina chamada terenbetina.

Croton spp - Pé-de-perdiz - Canfora

Origem:
  • Japão 
  • Taiwan.
Propriedades medicinais: 
  • O gênero Croton é um gênero com grande quantidade de espécies ocupando todos os continentes nasa áreas tropicais e sub-tropicais, mas especificamos algumas informações de algumas delas. 
Diversas espécies de Croton vêm sendo estudadas e os resultados destas pesquisas têm trazido grandes contribuições para o campo científico. Silva et al (2001) identificaram a presença de princípios tóxicos e atividade leishimanicida, antinociceptiva, antiulcerogênica, hipoglicêmica; e hipolipidêmica do C. cajucara. Guerrero (2002), relatam a presença da atividade anti-hipertensiva e vaso relaxante do C. schiedeanus. Nardi (2003), averiguaram atividade antiinflamatória e antioxidante do C. celtidifolius. 
  • Algumas espécies de Croton sp. possuem atividade antimicrobiana relatada na literatura, dentre as quais podem ser citadas o C. antisyphiliticus e o C. perdicipes, por seu uso popular em feridas e úlceras e como antimicrobiana, e o C. urucurana, que é usado como antiséptico (Gurgel et al.,e o Croton cajuraca nas patologias: leishmaniose; antinociceptiva; anti-ulcerogênica; na diabete, e o C. celtidifolius como anti-inflatória, antioxidante, e o C. schiedeanus na hipertensão e como vasorelaxante, 2005; Fenner, 2006). 
As espécies de Croton têm grande interesse pelas suas propriedades químicas e farmacológicas, comprovadas clinicamente como antiinflamatória, cicatrizante, anticancerígenas, antimicótica, antibacteriana e antiviral, sendo utilizadas para inúmeras doenças (Pieters & De Bruyne,)

Propriedades Químicas:
  • Terpenos (alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno etc.), álcoois (borneol, linalol, alfa-terpinol etc.), cetonas (cânfora, piperitona), óxidos de cineol.
Croton nepetaefolius: a espécie produz um óleo essencial com aroma agradável e característico, que apresenta os seguintes constituintes químicos: α-pineno, canfeno, β-pineno, 1,8-cineol, cânfora, α-cubebeno, α-copaeno, α-cubebeno, α-elemeno, metil-eugenol, 
  • E-cariofileno, α-Z-bergamoteno, 10 α-guaieno, α-humuleno, biciclogermacreno, α-cadineno e o óxido de cariofileno. O teor desses constituintes pode variar dependendo do horário em que a planta foi coletada (Morais et al., 2006).
A Canfora:
  • Esta árvore é a origem da cetona conhecida como cânfora (C10H16O), uma substância branca, cristalina, com um forte odor característico e obtida a partir da seiva. A extração é feita pela oxidação do pineno (parte principal da essência de terebentina). É uma combinação acíclica. 
Apresenta-se em grandes massas brancas, grano-cristalinas, translúcidas de cheiro particular penetrante e de um sabor um tanto amargo. 
  • É pouco solúvel na água, dissolvendo-se facilmente no álcool, éter e demais solventes orgânicos. Volatiliza-se desde a temperatura comum. É usada na fabricação de celuloide e de pólvora sem fumaça.
Princípios ativos: 
  • Terpenos (alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno etc.), álcoois (borneol, linalol, alfa-terpinol etc.), cetonas (cânfora, piperitona), óxidos (cineol etc.)
Indicado para enjoos, gases, contusões, dores musculares, reumatismo e frieiras, além de ser também um ótimo sedativo. Além disso, é eficaz no tratamento de doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia e nevralgias. Seus princípios ativos são compostos da série aromática, alcoóis, cetonas e óxidos, e pode ser usados como estimulante, antisséptico, parasiticida, antitérmico e anestésico local.

Posologia e modo de preparo:
  • Em forma de pomada e talco, a cânfora pode ser comprada em farmácias de produtos naturais e também em algumas habituais. Como expectorante, prepare a vaporização de cânfora com folhas frescas, que devem ser colocadas em água e inaladas de três a quatro vezes ao dia. Para o mesmo efeito, pode ser feito um xarope das folhas com leite e mel. 
O chá, eficaz no alivio de dores do reumatismo, pode ser preparado com 500 ml de água fervida e duas colheres de cânfora, deixando a folha na água por aproximadamente 15 minutos. Coe e tome de três a quatro vezes ao dia.
O óleo essencial de cânfora
  • Além das formas apresentadas anteriormente, existe ainda o óleo de cânfora, muito usado como estimulante, anti-espasmódico, descongestionante, anestésico, calmante, anti-inflamatório, desinfetante, inseticida e calmante. Ele é obtido durante o processo de extração da cânfora, de dois tipos de árvore. 
O primeiro, Cinnamonum camphora, de onde a cânfora comum é obtida e Dryobalonops camphora, de onde é extraída a cânfora do borneo. Os óleos têm propriedades parecidas, diferindo apenas na concentração de compostos e no aroma.
  • O uso do óleo de cânfora, no entanto, deve ser feito com cautela. Ele é tóxico e, se ingerido em excesso, pode ser fatalmente venenoso. A ingestão em pequenas overdoses pode causar intoxicação como vômitos e sede excessiva por exemplo. O consumo interno de apenas 2g pode ser o suficiente para levar a pessoa a óbito.
Indicações:
  • Amenorréia
  • Reumatismo
Contra Indicação: 
  • Nada consta, mas como são muitas espécies de Croton, esperam-se mais pesquisas para o futuro

Croton spp - Pé-de-perdiz - Canfora