sábado, 26 de julho de 2014

O Betume Natural

O asfalto e feito misturando betume com britas, este é o betume. O betume e solido a temperaturas ambientais, mas a 159 C° betume fica liquido

  • Betume, bitume (do latim bitumine) ou pez mineral é uma mistura líquida de alta viscosidade, cor escura e é facilmente inflamável. É formada por compostos químicos (hidrocarbonetos), e que pode tanto ocorrer na Natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo. É popularmente designado como piche.
Depósitos naturais de betume podem ser encontrados em todo o mundo, com as maiores jazidas localizadas no Canadá e Venezuela.
  • Betume pode referir-se a uma mistura natural de vários líquidos orgânicos, também chamado betume bruto, ou um resíduo, originando no processo de destilação de carvão ou de petróleo, chamado betume refinado. É um produto de cor castanho-negro, extremamente viscoso, sendo um material de tipo alcatrão que era o produto do óleo utilizado devido às suas propriedades adesivas e coesivas. Seu uso contemporâneo está na pavimentação de estradas.
O betume bruto pode ser encontrado como um material sólido ou semi-sólido, e consiste principalmente em hidrocarbonetos. Sua formação pode ser atribuída à decomposição de organismos situados profundamente na crosta terrestre, onde eles foram afetados pela pressão e calor intensos. Este processo produziu materiais tais como o betume. 
  • Usos históricos de betume podem ser rastreados até oito mil anos com a sua presença em várias ferramentas de Neanderthal. O uso pelos humanos deste material está datado já em 5000 aC. Sua origem antiga também pode ser vista no que se acredita ser a fonte da palavra betume, do antigo termo sânscrito "jatu" e "jatu-krit", que significa "pichar".
Uso de betume varia de acordo com contextos geográficos e sociais, no entanto, foi historicamente utilizado para tarefas como impermeabilização, construção civil, bem como a composição de ferramentas mais complexas que exigiam algum elemento de ligação. Acreditava-se também que o betume foi utilizado no processo de mumificação no Egito, servindo como um tipo de conservante.
  • Depósitos naturais de betume são demasiadamente baixos para consumo humano. Assim, a maioria é produzida através de um processo de destilação fracionada. Betume refinado é um suprimento feito a partir de óleos de petróleo bruto, e foi produzido desta maneira, desde o século XIX. 
O aquecimento do óleo bruto produz um resíduo, o qual é então utilizado para a fabricação de vários graus de betume. Avanços mais recentes levaram à produção de betume a partir de fontes não-petrolíferas, tais como milho, arroz e melaço.
  • A indústria da construção utiliza 85% de betume para a ligação de asfalto dentro estradas, enquanto que 10% de betume são aplicados para coberturas. Provou ser um material valioso devido à sua resistência às intempéries.
Histórico:
  • O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A Bíblia cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. 
Nabucodonosor pavimentara estradas com ele na Babilônia, os egípcios nos processos de mumificação e nas pirâmides. Romanos deram-lhe fins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.
  • Ainda na Bíblia, Deus mandara a Noé: "betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora" (Gênesis, 6, 14). Os sumérios e assírios usavam-no para tratar doenças de pele. Além dos fins rituais e medicinais, os egípcios serviam-se do betume para calafatear os canais de irrigação, os barcos e casas. Entre os incas recebeu um nome que significava "goma da terra", e este povo chegou a destilar o petróleo.
Os gregos consideravam o mineral como estratégico, e tinham reservas para seu uso. Quando os romanos adotaram a técnica de uso bélico do óleo natural, batizaram inicialmente, dado seu mau odor, de stercus diaboli, antes de chamarem-no óleo de pedra
  • Curiosamente, em 11 de julho de 2013, às 17:00 foi concluída o mais antigo experimento sobre o betume, após 69 anos, no qual finalmente confirmou que esta substância é líquida.

Embora a ênfase dos movimentos de defesa do meio ambiente em todo o mundo seja o desmatamento nas florestas tropicais, como na Amazônia, a taiga, bioma tão ou mais importante para preservação da qualidade da vida no planeta do que as florestas tropicais, vem sendo destruído sistematicamente, no Canadá e em países do norte do continente europeu.

Geologia:
  • O betume tem sua origem em organismos vivos. As rochas de origem orgânica forma dois tipos: as combustíveis, chamadas em geologia de caustobiólitos e as não-combustíveis (tais como o giz, calcário e diatomitos), chamados de acaustobiólitos; os betumes e os diversos tipos de carvão mineral formam os dois principais tipos de rochas que se queimam.
A formação do betume natural, começa com a sedimentação de micro-organismos marinhos denominados plâncton no leito oceânico. Esses microbiontes eventualmente morrem e formam um sedimento rico em matéria orgânica cujo destino deverá ser a decomposição anaeróbica. 
  • Esse processo retira boa parte do oxigênio e nitrogênio da matéria orgânica e, consequentemente, concentra o carbono e o hidrogênio que servirão para a formação posterior dos hidrocarbonetos. A etapa final é a fossilização, que é desencadeada a partir da alta pressão e do calor presentes nesse microambiente marinho.
Betumes também são encontrados em meteoritos e rochas muito antigas (aqueanas) e também em basaltos e rochas alcalinas. É possível que alguns betumes sejam compostos de hidrocarbonetos primordiais formados durante acreção da Terra e retrabalhados posteriormente por bactérias que consomem hidrocarbonetos. 
  • Betumes estão associados com mineralizações de chumbo-zinco em depósitos tipo Mississippi Valley. Betumes podem conter elevado conteúdo de enxofre e metais pesados como níquel, vanádio,arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio entre outros.
Usos:
  • Do betume são obtidos vernizes, massas de revestimento, bases para pintura. Para a pavimentação de ruas é utilizado o betume formado de resíduos do petróleo destilado.
Dentre suas inúmeras utilidades, é usado para tratar madeiras, como de curral por exemplo. Prolonga a vida útil e a protege do ataque de cupins.
  • É também utilizado para tapar as juntas de mosaicos e azulejos de pavimentos e paredes usando-se uma coloração específica, por exemplo, de uma cor próxima das peças referidas atrás. Aqui existem os de interior e exterior conforme a sua utilização.

O Betume Natural