quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lamium album - Urtiga-branca

Lamium album - Urtiga-branca

  • A urtiga-branca é uma planta medicinal nativa da Europa, Ásia, Norte da África e América do Norte. Cresce ao lado de estradas, ao longo de cercas e nas florestas entre os arbustos. A urtiga-branca é uma planta perene que cresce até 60 cm. 
As folhas são ovais ou em forma de coração, reticulada e com veios que ocorrem na frente. Suas folhas estão em pares nas hastes, cada par perpendicular acima e abaixo dela. As hastes são quadradas e as flores são brancas com dois bordos dispostas em espiral de seis a doze flores. As flores têm dois pares de estames, um dos quais é longo e outro curto.
  • É uma planta que assusta muitas pessoas por causar coceira enorme quando em contato com a pele desnuda e por esse motivo é conhecida em espanhol como hierba de los cegos, pois até eles a conhecem, embora não a vejam. 
Lamium album A urtiga-branca (Lamium album), é uma planta medicinal também conhecida como lâmio-branco, lamium, urtiga-morta, urtiga-de-abelha, erva-angélica, ortiga blanca e ortiga muerta (espanhol),lamii albi flos, ortie blanche e lamier blanc (francês), white dead-nettle e white nettle (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Lamium dumeticola e Lamium petiolatum. Pertence a família Lamiaceae.
  • Usada desde o século I dC pelos gregos na urticação, que consistia em esfregar urtigas frescas no baixo ventre e nádegas de homens que queriam ter sua virilidade aumentada. Beneficiava também os reumáticos que tivessem a ousadia de açoitar-se com um ramo de urtigas.
A urtiga-branca é uma planta medicinal nativa da Europa, Ásia, Norte da África e América do Norte. Cresce ao lado de estradas, ao longo de cercas e nas florestas entre os arbustos. A urtiga-branca é uma planta perene que atinge até 60 cm de altura. As folhas são ovais ou em forma de coração, reticulada e com veios que ocorrem na frente. 
  • Suas folhas estão em pares nas hastes, cada par perpendicular acima e abaixo dela. As hastes são quadradas e as flores são brancas com dois bordos dispostas em espiral de seis a doze flores. As flores têm dois pares de estames, um dos quais é longo e outro curto.
A urtiga-branca floresce no início da primavera e tem sua floração durante o verão. As suas flores possuem uma boa oferta de pólen, e, portanto, atrai muitas abelhas, contudo, quando machucadas tem um cheiro forte e desagradável. 
  • A espécie Lamium album faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Propriedades Botânicas:
Nome científico:
  • Urtica dioica L.
Sinonímia popular:
  • Urtigão, urtiga maior, queimadeira.
Sinonímia científica:
  • Urtica galeopsifolia Wierzb. ex Opiz
Família:
  • Urticaceae
A urtiga maior vegeta espontaneamente em terrenos baldios, em solos com estrume e a beira de rios em zonas temperadas da América, Ásia, África, Europa e Austrália. Propaga-se por divisão.
  • Considerada erva-daninha por invadir com rapidez terrenos cultivados, sua presença atesta qualidade do solo, estimulando o crescimento de outras plantas.
Planta da família das Lamiaceae, também conhecidas como urtiga morta ou lamio branco. Freqüentemente considerada uma erva daninha, sua flor é branca e grande, em forma de boca totalmente aberta. É anual de 40 a 60 cm de altura, vivaz, com ramo subterrâneo do qual partes saem as partes aéreas. 
  • Hastes aveludadas, eretas, verdes, cheiro suave de mel e sabor adocicado. As hastes são quadrangulares, ocas, pubescentes. Folhas completas, ovaladas, opostas, serreadas, pecíolo pubescente. Flores brancas, grandes, sésseis, verticiladas. Devem ser colhidas ao abrir para que não percam os princípios ativos. É natural da Europa, espalhou-se por vários países. Faz parte da farmacopéia chinesa.
Dos três tipos conhecidos de urtiga: urtiga branca, urtiga maior e urtiga vermelha, nos referimos aqui a urtiga maior.Planta perene, de meio a um metro de altura, tem raízes rasteiras e hastes fortes, simples, erguidas e de coloração verde-esvaecida.
  • Suas folhas são grandes oval-lanceoladas, serrilhadas, dotadas de duas estípulas e revestidas de pelos urticantes. Suas flores são em pequenos grupos de flores femininas e masculinas, esverdeadas ou amarelas segundo alguns autores.
As folhas e os brotos tenros de urtiga maior devem ser colhidos com muito cuidado para não provocarem queimaduras na pele, devem ser secos a sombra, podem ser conservados inteiros ou picados em vidros hermeticamente fechados.
  • Usa-se folhas e brotos depois de secas em refogados e cozidos conferindo sabor picante e salgado. As sementes são coletadas no outono e podem ser usadas em preparações medicinais ou para engordar o gado.
Parte utilizada: 
  • Folhas e flores
Florescimento: 
  • Sua época de florescimento vai desde abril até outubro e pode até chegar a florescer em pleno inverno.

Lamium album - Urtiga-branca

Propriedades Químicas:
  • Glicosídeos monoterpenicos 
  • Taninos, 
  • Mucilagens 
  • Flavonoides
Monoterpenos iridóides: lamalbídeo, cariptosído, albosídeo A e B; Saponinas triterpênicas; Derivados do ácido cafeico: ácidos rosmarínico e clorogênico; Flavonoides: glicosídeos do caempferoi; Mucilagens.
  • Na parte aérea da planta encontram-se clorofila, sais minerais, vitaminas, tanino, flavonóides, esteróis, mucilagens, betaína, colina, carotenóide, protídeos, lisina, polissarídeos e fenóis. O conteúdo em vitamina C é tão alto quanto o do limão ou da groselha.
Na raiz encontram-se taninos, fitosteróides, propanóides, heterosídeos, escopolamina, lectinas, flavonóides e cumarinas. O azeite da semente contém ácido linolêico, olêico, ácidos saturados e glicerol.
  • Os pelos contêm 1% de histamina e 0,2 a 1% de acetilcolina, substâncias que promovem os impulsos nervosos do nosso sistema nervoso vegetativo e por isso atuam bem no sistema digestivo e circulatório. Tem ainda colina, serotonina, ácidos acético, gálico e fórmico, o mesmo que as formigas têm e por isso uma picada de formiga causa a mesma sensação que um esfregão em pelos de urtiga.
Pelo alto conteúdo de sais minerais e clorofila, a planta é reconstituinte e remineralizante. Os taninos lhe dão ação anti diarréica e cicatrizante de feridas e a vitamina K lhe confere poder anticoagulante. Os ácidos acético, gálico e fórmico, a clorofila e os minerais lhe fazem uricosúrica (aumenta a excreção do ácido úrico) e colagoga.

Propriedades Medicinais:
  • Adstringente
  • Emoliente
  • Expectorante
Benefícios da urtiga-branca
  • A urtiga-branca é uma erva adstringente e emoliente utilizada principalmente como um tônico uterino para reduzir o fluxo menstrual excessivo. É um tratamento tradicional para corrimento vaginal anormal e algumas vezes é utilizada para aliviar cólicas menstruais. 
Uma infusão é utilizada no tratamento natural de cálculos renais, diarreia, problemas menstruais, hemorragia pós-parto, descargas vaginais e prostatite. Externamente, a compressa de urtiga é aplicada a hemorroidas e varizes.
  • A água destilada das flores e folhas é uma excelente e eficaz colírio para aliviar as condições oftálmicas. Um remédios homeopático é feito a partir da urtiga-branca para o tratamento de distúrbios da bexiga, distúrbios renais e amenorreia.
A urtiga-branca é também utilizada como um tratamento à base de plantas medicinais para leucorreia, hiperplasia benigna da próstata (HBP) e problemas gastrointestinais. Suas flores fervidas em água podem ser usadas como uma erva medicinal para o catarro e hidropisia, e as raízes cozidas em vinho como um remédio para pedras nos rins. 
  • A planta é colhida no verão e pode ser secada para uso posterior. Nos textos sobre ervas medicinais mais antigos, como o The Herball, de 1597, escrito por John Gerard, a urtiga possui uma reputação como um potenciador de vitalidade. 
A Lamium album contém saponinas, mucilagem ,taninos, flavonoides, flavonóis, rutina, quercetina, kaempferol (quempferol) e flavonas. A colina e a tiramina são responsáveis pela ação anti-hemorrágica da urtiga. Os flavonóis pode também contribuir para uma ação hemostática da planta.
  • Abordar as plantas medicinais que atuam sobre o aparelho geniturinário de forma aglutinada foi uma opção motivada pelo fato do leigo confundir sintomas genitais e urinários, porque muitas vezes os dois sistemas são atingidos simultaneamente e porque muitas plantas têm atuação nos dois casos. Exemplificando, dor ao urinar pode ser sintoma de uma infecção do aparelho urinário ou suspeita de doenças sexualmente transmissíveis.
Os chás ou outras formas de uso das plantas medicinais poderão ser utilizados como tratamento de escolha ou complementar. O profissional de saúde que conhece a fisiopatologia das doenças em questão e as formas de ação dos princípios ativos das plantas em uso poderá orientar de forma mais adequada o tratamento avaliando, os benefícios e os riscos. Selecionamos as plantas usadas com mais freqüência em nossa região.
  • A urtiga branca contém taninos tônico e adstringente propriedades que o tornam especialmente útil sobre a circulação uterina. Utilizado principalmente na distúrbios menstruais no tratamento de metrorragia, sangramento vaginal leucorréia, dismenorréia. No material digestivo (gastrite, diarréia).
Além da sua função hemostática tem propriedades expectorante, usado no tratamento de resfriados respiratórias e bronquite, gripe, resfriado, faringite, laringite, enfisema, asma.

Outros usos: 
  • Como um limpador ao "arterial", anti-reumáticos e hipoglicemiantes.
Permite a eliminação renal e digestiva alta de ácido úrico, por isso é aconselhável para tratar a fundo gota, portanto, é fundamental nos tratamentos em que requer um aumento da diurese (excesso de peso, edema devido à insuficiência venosa, hiperuricemia , oligúria, gota).
  • Externamente em: eczema, ictiose, feridas, abrasões e uma erupção cutânea, hiperidrose, vulvovaginites, hemorróidas, glossite, estomatite, faringite, parodontopathy, feridas e queimaduras.
A urtiga-branca é uma erva adstringente e emoliente utilizada principalmente como um tônico uterino para reduzir o fluxo menstrual excessivo. É um tratamento tradicional para corrimento vaginal anormal e algumas vezes é utilizada para aliviar cólicas menstruais. Uma infusão é utilizada no tratamento natural de cálculos renais, diarreia, problemas menstruais, hemorragia pós-parto, descargas vaginais e prostatite. Externamente, a compressa de urtiga é aplicada a hemorroidas e varizes.
  • A água destilada das flores e folhas é uma excelente e eficaz colírio para aliviar as condições oftálmicas. Um remédios homeopático é feito a partir da urtiga-branca para o tratamento de distúrbios da bexiga, distúrbios renais e amenorreia.
É muito usada para tratar hiperplasia benigna de próstata (HBP), principalmente junto com Pygeum africanum, já que esta combinação é melhor que qualquer uma das plantas isoladas por deixar menos resíduo urinário. Pygeum africanum é o nome do extrato concentrado da casca da ameixeira africana, usado como fitoterápico no tratamento de distúrbios da micção provocados por HBP.
  • É anti-inflamatória por que seus polissacarídeos ativam o complemento e sua ação é comparada aos diclofenacos. As lectinas têm ação endócrino-reguladora, anti-inflamatória e aglutinadora eritrocitária, além de estimularem a produção dos linfócitos.
Há trabalhos dando conta de que a quantidade de ferro e sílica que contém ajuda em problemas de fragilidade capilar. Inibe o sistema nervoso central (SNC), ajuda na alopecia e baixa a temperatura, a pressão arterial, o açúcar no sangue e o número de batimentos cardíacos.
  • A urtiga maior é ainda indicada em dietas que exigem redução de sal. Auxilia na prevenção de resfriados e inflamações da garganta, contribuindo ainda para o bom funcionamento do fígado, vesícula biliar e intestinos. Atua como hemostática, diurética e depurativa, razão pela qual é utilizada no tratamento da artrite, gota, furunculose, úlceras, sarampo, hemorróidas, asma, diarréias, coqueluche etc.
A urtiga-branca é também utilizada como um tratamento à base de plantas medicinais para leucorreia, hiperplasia benigna da próstata (HBP) e problemas gastrointestinais. Suas flores fervidas em água podem ser usadas como uma erva medicinal para o catarro e hidropisia, e as raízes cozidas em vinho como um remédio para pedras nos rins. 
  • A planta é colhida no verão e pode ser secada para uso posterior. Nos textos sobre ervas medicinais mais antigos, como o The Herball, de 1597, escrito por John Gerard, a urtiga possui uma reputação como um potenciador de vitalidade. 
A Lamium album contém saponinas, mucilagem ,taninos, flavonoides, flavonóis, rutina, quercetina, kaempferol (quempferol) e flavonas. A colina e a tiramina são responsáveis pela ação anti-hemorrágica da urtiga. Os flavonóis pode também contribuir para uma ação hemostática da planta.

Indicações: 
  • Amenorréia, aparelho genital feminino, atonia do útero, diarréia, esclerose do útero, hemoptise, hemorragia, inflamação das vias urinárias, leucorréia, menstruação muito precoce, metrorragia, rins, uremia dos homens idosos.
Uso pediátrico: 
  • Tosse, bronquites, inflamações da boca e da faringe.
Uso na gestação e na amamentação: 
  • Não há informações da sua farmacocinética ou sobre seu uso nestas condições.
Contraindicações e efeitos colaterais:
  • Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso da urtiga-branca.
Propriedades Farmacologias: 
  • As únicas referências encontradas são do Dr. J. Monteiro da Silva, sobre seus efeitos Hemostáticos e de Nilo Cairo sobre seus usos na homeopatia onde é reputada como remédio do aparelho genital feminino.
Precauções: 
  • Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea.

Lamium album - Urtiga-branca