sexta-feira, 26 de junho de 2015

Mecânica dos solos

Laboratório de Topografia

  • A palavra solo, na expressão Mecânica dos Solos, não tem um significado intuitivo imediato. Ela necessita de uma definição erudita. Mas toda definição exige, de imediato, a fixação da finalidade para que é feita. Em português clássico, o termo solo significa tão somente a superfície do chão. É o significado original da palavra herdado do latim “solum”. Já no campo específico da agricultura, solo é a camada de terra tratável, geralmente de poucos metros de espessura, que suporta as raízes das plantas. Na expressão Mecânica dos Solos, o termo adquire um significado específico às finalidades da engenharia. Ele denota um material de construção ou de mineração.
Na engenharia civil, como a grande maioria de suas obras apóiam-se sobre ou no interior da crosta terrestre, os materiais que formam essa última são, eles mesmos, sob tal ponto de vista, materiais de construção. Além disso, tais materiais podem, também, ser utilizados nas próprias obras como materiais de empréstimo para as construções civis. Dividem-se, esses materiais, segundo os engenheiros, em solos e rochas. É a forma arbitrária e grosseira com que são eles distinguidos entre si; mas que bem pode servir de uma primeira tentativa de definição.
  • Assim, estabeleça-se inicialmente, embora sem nenhuma esperança de rigor, que seja solo todo material natural, sob água ou não, da crosta terrestre, escavável por meio de pá, picareta, escavadeiras, etc., sem necessidade de explosivos e, rocha todo material que necessite de explosivos para seu desmonte. 
É evidente que, sob um ponto de vista científico (ciência), tal definição é insustentável. Na geologia, por exemplo, o significado dos dois termos é outro. Por exemplo, as camadas terciárias de argila da cidade de São Paulo foram escavadas, para a construção do seu Metrô, sem auxilio de explosivos. Entretanto, para os geólogos, tais camadas constituem uma rocha sedimentar perfeitamente definida. Seria escandaloso, entretanto, afirmar-se que o túnel da Avenida 9 de Julho em São Paulo foi escavado em rocha, por melhor que fosse a argumentação dos geólogos, pois lá não foi utilizada nenhuma técnica ou programação de escavação em rochas, as quais são baseadas, essencialmente, no ritmo das explosões para desmonte.
  • Com a finalidade específica da Engenharia Civil, portanto, os termos solo e rocha poderiam ser definidos, considerando-se o solo como todo material da crosta terrestre que não oferecesse resistência intransponível à escavação mecânica e que perdesse totalmente toda resistência, quando em contato prolongado com a água; e rocha, aquele cuja resistência ao desmonte, além de ser permanente, a não ser quando em processo geológico de decomposição, só fosse vencida por meio de explosivos. 
Portanto, sob um ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo a todo material natural, sob água ou não, da crosta terrestre escavável por meio de pá, picareta, escavadeiras, etc., sem necessidade de explosivos e que servem de suporte, são arrimados, escavados ou perfurados e utilizados nas obras da Engenharia Civil. Tais materiais, por sua vez, reagem sob as fundações e atuam sobre os arrimos e coberturas, deformam-se e resistem a esforços nos aterros e taludes, influenciando as obras segundo suas propriedades e comportamento. O estudo teórico e a verificação prática dessas propriedades e atuação é que constituem a Mecânica dos Solos. É essa última, portanto, um ramo da Mecânica, aplicada a um material pré-existente na natureza.

Origem e constituição:
  • Todo solo tem sua origem imediata ou remota na decomposição das rochas pela ação das intempéries. Quando o solo, produto do processo de decomposição permanece no próprio local em que se deu o fenômeno, ele se chama “residual”. Quando em seguida é carregado pela água das enxurradas ou rios, pelo vento ou pela gravidade — ou por vários desses agentes simultaneamente — ele é dito “transportado”. Mas existem outros tipos de solos, nos quais aparecem elementos de decomposição orgânica que se misturam ao solo transportado. Há ainda as terras diatomáceas, constituídas por carapaças de algas ou infusórios. Finalmente, existem os solos provenientes de uma evolução pedogênica, tais como os solos superficiais que suportam as raízes das plantas ou os solos “porosos” dos países tropicais.
Dentro dessa perspectiva o mecanismo da formação dos solos, a partir do processo físico-químico de fragmentação e decomposição das rochas, e através do transporte, sedimentação e evolução pedogênica é o seguinte.
  • Expansão e contração térmica alternada das rochas sãs — levando ao seu fraturamento mecânico. Esse é o primeiro estágio da decomposição, o qual pode ser associado às forças expansivas de certos minerais constituintes da rocha, ou da água que penetra pelas fissuras ou, ainda, finalmente das raízes de plantas.
Tais fatores isolados ou associados levam à decomposição física das rochas maciças em grandes blocos ou, até mesmo, em pequenos fragmentos.
  • Alteração química das espécies minerais que formam a rocha, transformando-as em areias ou argilas. A oxidação e o ataque pela água acidulada, por ácidos orgânicos, são os principais agentes da decomposição química — que comumente se designa por “alteração”. O caráter e a amplitude da alteração dependem, de um lado, da natureza da rocha, isto é, de sua composição química, sua estrutura e textura, e, do outro, do clima da região, isto é, das alternâncias de chuvas e temperatura.
Por exemplo, um granito, rocha constituída pelos minerais: quartzo, feldspato e mica, em clima tropical úmido, sofre o seguinte processo de decomposição: depois de formada e trazida à superfície da crosta, é fraturada pela alternância de calor e chuva. Depois de suficientemente fraturada começa o ataque químico pela água acidulada, geralmente com gás carbônico agressivo, proveniente da decomposição de vegetais. Essa acidulação é nitidamente crescente com a temperatura e, portanto, bem mais efetiva nos países tropicais.
  • Os feldspatos presentes são atacados, a rocha desmancha-se e os grãos de quartzo, embora não sejam atacados, soltam-se, formando os grãos de areia e pedregulho. Os feldspatos, decompostos pela água acidulada, vão dar o mineral denominado “argila” e sais solúveis, os quais são carreados pelas águas e levados ao mar. Algumas das espécies de mica sofrem processo de alteração semelhante ao dos feldspatos formando argila, enquanto outras resistem e vão formar as palhetas brilhantes presentes nos, assim chamados, solos micáceos.
Do processo acima descrito resulta o solo residual de granito — que comumente é chamado pela expressão contraída “alteração de granito”. Fazem parte dele, eventualmente, grandes blocos ou fragmentos pequenos da rocha original que resistiram à decomposição.
  • Por uma coincidência, muito feliz para os técnicos de solos, esses blocos ou fragmentos de rocha, os grãos de quartzo, o mineral argila, as palhetas de mica e outros elementos acidentais têm tamanhos de grãos diferentes. De forma que as frações constituintes dos solos residuais diferenciam-se entre si, não só pela espécie mineralógica, mas também pelos seus tamanhos diferentes. De uma forma estatística, seria pedregulho a fração dos solos constituída pelos fragmentos de diâmetro médio superior a 2 mm; areia, a dos de 2 mm a 0,02 mm. Argila seria a fração dos solos constituída pelos microcristais de diâmetro médio inferior a 2μm. Aos elementos esporádicos de diâmetro médio ente 0,06 mm e 0,002 mm são denominados de siltes, conforme classificação ABNT NBR 6502 (1995).
No caso da rocha madre ser, por exemplo, um basalto em clima tropical, de invernos secos e verões úmidos, a decomposição se faz, principalmente, pelo ataque químico das águas aciduladas aos plagioclásios e outros elementos melanocráticos, dando como resultado predominantemente argilas. Não apareceria neste solo a fração areia, pois o basalto não contém quartzo, mas aparecem, em pequenas porcentagens, grãos de óxidos de ferro, muitas vezes sob a forma de magnetita. É o caso da terra roxa, do interior Centro-Sul do Brasil, que é predominantemente uma argila vermelha.
  • Os micaxistos, rochas do pré-cambriano brasileiro, onde a mica é um mineral predominante, dão origem aos chamados solos micosos — com grande predominância de palhetas de mica, entre os grãos de tamanho das areias e siltes, e com menor ou maior porcentagem de argilo-mineral proveniente da alteração de certas espécies de mica.
Os arenitos, das formações sedimentares brasileiras do paleozóico ao cretáceo, são origem de um solo essencialmente arenoso, pois não existem feldspatos ou micas em sua composição. O elemento que altera é o cimento que aglutina os grãos de quartzo. Quando esse cimento é silicoso - forma-se um solo residual extremamente arenoso. Quando o cimento é argiloso aparece no solo residual de arenito uma pequena porcentagem de argila, a qual, muitas vezes, é extremamente ativa — comunicando ao solo residual uma espécie de coesão tanto maior quanto mais seco estiver o solo. É por isso que tais solos, embora eminentemente arenosos, muitas vezes podem ser cortados verticalmente em alturas consideráveis, como se fossem argilas.

Transporte:
  • Transporte e sedimentação por um agente transportador: desde a simples gravidade, que faz cair as massas de solo e rocha ao longo dos taludes, até uma enxurrada, por exemplo, que carreia o material constituinte dos solos residuais acima descritos. Nas escarpas abruptas, como as da Serra do Mar, os mantos de solo residual com blocos de rocha podem escorregar, sob a ação de seu próprio peso, durante chuvas violentas, indo acumular-se ao pé do talude em depósito de material detrítico, geralmente fofo, formando os “talus”. Tais depósitos são formados por grãos de tamanho muito variável, inclusive blocos de rocha. 
Em geral, os grãos de argila são levados pela enxurrada e carreados pelas ribeiras que descem a serra. Tais “talus” são sujeitos a movimento de rastejo (expansões e contrações periódicas, pelo efeito de temperatura, que resultam num lento movimento talude abaixo). Esse é o transporte por gravidade ou coluvial. Mas, nem todo transporte coluvial é tão violento, muitas vezes uma topografia suavemente ondulada é o resultado de erosão no topo dos morros de solo residual profundamente alterado e deposição coluvial nos vales. Esse é o caso do planalto brasileiro, onde ocorrem camadas recentes de solo coluvial fino sobre solo residual de material semelhante.
  • É bom, entretanto, lembrar que a grande maioria desses depósitos sofreu uma evolução pedológica posterior a sua deposição. Assim, seriam melhor incluídos na classe dos solos de “evolução pedológica” comumente chamados, entre nós, de “porosos”.
A semelhança, geralmente, é tanta entre o coluvião superior e o solo residual inferior que é difícil distingui-los. Entretanto, é comum entre os dois aparecer uma camada de pedregulho que delimita o seu contato.
  • Quando o transporte é feito por grandes volumes de água, aparecem os solos aluviais que, quando recentes, formam os terraços aluvionais das margens e as planícies recentes dos deltas dos grandes rios. A princípio as grandes torrentes carregam consigo todo o detrito das erosões, mas logo depositam os grandes blocos e depois os pedregulhos. Ao perder sua velocidade, e portanto sua capacidade de carrear os sedimentos, os grandes rios passam a depositar as camadas de areia e, em seguida, os grãos de menor diâmetro, formando os leitos de areia fina e silte. Finalmente, somente os microcristais de argila permanecem em suspensão nas grandes massas de água dos lagos ou das lagunas próximas ao mar. A sedimentação da argila dá-se, então, ou por floculação das partículas em suspensão, devido à neutralização de suas cargas elétricas de mesmo sinal, pelo contato com água salgada do mar, ou por efeito da radiação solar nas águas doces dos lagos interiores.
Assim a enxurrada e as águas dos rios em seu caminho para o mar transportarão os detritos de erosão e os sedimentarão em camadas, na ordem decrescente de seus diâmetros. Inicialmente sedimentam-se as camadas de pedregulhos, depois as de areias e siltes e, por fim, a camada de argila. Essas camadas constituem os solos transportados aluvionares, formando o seu conjunto, “ciclos de sedimentação”. Em cada camada predominam, ordenadamente, os tamanhos de grãos correspondentes aos pedregulhos, areias, silte e argila.
  • Os termos pedregulho, areia, silte e argila têm, portanto, três significados diferentes, em Mecânica dos Solos. Em primeiro lugar denotam espécies mineralógicas diferentes; em segundo, “frações de solo” com tamanhos de grãos diferentes; e, em terceiro, “camadas” de solo. O termo argila não pode ter, em Mecânica dos Solos, o significado de rocha que tem em Geologia, pois se referirá sempre a um solo. Uma camada de argila que exigisse dinamite para seu desmonte seria chamada de argilito. Assim, um pedregulho é aquele solo no qual o tamanho dos grãos é superior a 2mm; mas é também a camada onde predomina a “fração” pedregulho. Na fração de solo areia, a espécie mineralógica é, comumente, o quartzo, e na camada de areia predominam os grãos do tamanho da fração areia. Nos solos argilosos, entretanto, não é necessariamente a fração de argila dominante que os caracteriza. É possível que um solo tenha adquirido um caráter argiloso pela presença de uma fração de argila que, embora não predominante, é suficientemente ativa para emprestar ao solo plasticidade e coesão típica das argilas.
Transporte eólico — nas regiões desérticas, ou ao longo das praias oceânicas, ventos fortes sopram sobre as areias e as carreiam indo depositar seus grãos mais além dos montículos ou dunas. Como a direção dos ventos é cambiante as camadas depositadas não têm sempre a mesma orientação. Esse é o fenômeno da “estratificação cruzada” que caracteriza os depósitos eólicos. Outra característica é a uniformidade dos grãos de tais depósitos de areia, pois a força do vento seleciona muito mais do que a água, os pesos dos grãos que podem ser transportados.
  • Há que considerar aqui a sedimentação subeólica das praias, onde concorrem tanto a água como o vento, da qual resulta também, e mais nitidamente, a “estratificação cruzada”.
As partículas muito finas de areia podem ser levadas muito alto pelos ventos e depositadas a distâncias muito grandes. Os depósitos eólicos de tal natureza são chamados de “loess”. Formação dos solos orgânicos — dá-se ou pela impregnação de matéria orgânica em sedimentos pré-existentes, ou pela transformação carbonífera de materiais, geralmente, de origem vegetal contida no material sedimentado, ou, ainda, pela absorção no solo de carapaças de moluscos, diatomáceas ou infusórios. Nos dois primeiros casos estarão os solos orgânicos e, no último, as camadas de fragmentos calcáreis de origem animal e os solos diatomáceos.
  • Os solos orgânicos são de muito maior importância técnica que os depósitos de fragmentos calcáreis e as terras diatomáceas. Portanto, eles serão aqui os mais considerados. Uma parte dos produtos da decomposição da matéria orgânica é um produto escuro e relativamente estável que impregna os solos orgânicos: o húmus. Por ser facilmente carreado pela água, em solução ou suspensão, o húmus só impregna permanentemente os solos finos: as argilas e os siltes e, em menor extensão, as areias finas. Existem, assim, argilas, siltes ou areias finas orgânicas. São os solos de cor escura das baixadas litorâneas ou das várzeas dos rios interioranos. Mas não existem areias grossas ou pedregulhos orgânicos, pois sua alta permeabilidade permite velocidades de percolação d’água suficientemente grandes para carrear toda matéria orgânica estável.
Quando a matéria orgânica provém da deposição sobre o solo de grande quantidade de folhas, caules e troncos de florestas há um processo insipiente de carbonificação. Então forma-se um solo fibroso essencialmente de carbono, que se chama “turfa”. A diferença entre argilas e siltes orgânicos e a turfa está em que as primeiras são mais pesadas, pois que a turfa, constituída de grandes teores de carbono, é de densidade específica menor. Por outro lado, a turfa é combustível quando seca e os solos orgânicos não o são.

Geologia de barragens

Evolução Pedogenética:
  • Evolução pedogênica — por esse nome se agrupa uma complexa série de processos físico-químicos e biológicos que governam a formação dos solos da agricultura. Em essência esses processos compreendem a lixiviação do horizonte superficial e concentração de partículas coloidais no horizonte profundo, e, além disso, a impregnação com húmus do horizonte superficial. A camada de solo que sofre esse processo, toma na engenharia o nome de “solo superficial”, o qual tem escasso interesse técnico somente nos casos em que é de pequena espessura.
Entretanto, de grande valor técnico, para nós, são as camadas de “solos porosos”, cuja formação se deve a uma evolução pedogênica em clima tropical de alternâncias secas, no inverno, e extremamente úmidas, no verão, resultando dessa evolução, na maioria dos casos, os solos lateríticos. Tais solos têm espessuras que podem atingir mais de 10m e recobrem extensas zonas do Brasil Centro-Sul. São solos de granulometria arenosa, porém, não raro, são argilosos — como é o caso das argilas vermelhas porosas dos espigões da Cidade de São Paulo.
  • Um terceiro tipo de solo de natureza pedogênica são os pedregulhos latéricos — ou, simplesmente, as lateritas — cuja importância técnica é cada vez maior, em enormes zonas do país, para a construção de bases rodoviárias. São concreções formadas em clima de profunda alternância de estações secas e úmidas.
O Perfil do Solo:

Denomina-se perfil do solo a seção vertical que, partindo da superfície do terreno, aprofunda-se até onde chega a ação do intemperismo, na maioria das vezes, uma série de camadas dispostas horizontalmente, denominadas de horizontes, paralelas à superfície do terreno, que possuem propriedades resultantes dos efeitos combinados dos processos de formação do solo (pedogênese). A natureza e o número de horizontes variam de acordo com os diferentes tipos de solo. Os solos geralmente não possuem todos esses horizontes bem caracterizados, entretanto, pelo menos possuem parte deles.
  • Horizonte O Camada orgânica superficial. É constituído por detritos vegetais e substâncias húmicas acumuladas na superfície, ou seja, em ambientes onde a água não se acumula (ocorre drenagem). É bem visível em áreas de floresta e distingui-se pela coloração escura e pelo conteúdo em matéria orgânica (cerca 20%).
  • Horizonte A Camada mineral superficial adjacente à camada B ou camadas transacionais. É o horizonte onde ocorre grande atividade biológica o que lhe confere coloração escurecida pela presença de matéria orgânica. Existem diferentes tipos de horizontes A, dependendo de seus ambientes de formação. Esta camada apresenta maior quantidade de matéria orgânica que os horizontes subjacentes B e C.
  • Horizonte AB Camada transacional entre os horizontes A e B com evidência do horizonte A, trata-se um horizonte de difícil detecção, entretanto, ocorrem em perfis de solo maduro.
  • Horizonte BA Camada transacional entre os horizontes A e B com evidência do horizonte B, da mesma forma que o horizonte AB trata-se um horizonte de difícil detecção, entretanto, ocorrem em perfis de solo maduro.
  • Horizonte B Camada mineral situada mais abaixo do horizonte A, ou horizontes transacionais AB ou BA. Apresenta menor quantidade de matéria orgânica, e acúmulo de compostos de ferro e argilo minerais. Ocorre concentração de minerais resistentes, como quartzo em pequenas partículas (areia e silte). É o horizonte de máximo acúmulo, com bom desenvolvimento estrutural.
  • Horizonte C Camada mineral de material não consolidado, ou seja, por ser relativamente pouco afetado por processos pedogenéticos, normalmente, esse horizonte apresenta características da rocha madre, é comum encontrar blocos de rocha tanto em processo de alteração como não.
  • Horizonte R Camada mineral de material consolidado, que constitui substrato rochoso contínuo ou praticamente contínuo, a não ser pelas poucas e estreitas fendas que pode apresentar (rocha).
A presença dos vários tipos de horizontes mencionados está condicionada a formação e evolução solo que o regulam. Como as condições variam de acordo com as circunstâncias dos ambientes (material de origem, vegetação, clima, relevo, tempo) o tipo e número de horizontes de um perfil de solo são diferentes.
  • A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo. Para compreender a estrutura geológica de um lugar é preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local. Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre. 
As rochas são classificadas em:
  • Ígneas ou Magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
  • Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros
  • tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.
  • Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
As mais antigas rochas são as do tipo ígneas e metamórficas, que surgiram respectivamente na era Pré-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas são denominadas de cristalinas, por causa da cristalização dos minerais que as formaram. Ao contrário das outras, as rochas sedimentares são de formações mais recentes, da era Paleozoica à Cenozoica. Essas são encontradas em aproximadamente 5% da superfície terrestre.
  • Dessa forma, os minerais e as rochas compõem uma parcela primordial da litosfera, que corresponde ao conjunto de elementos sólidos que formam os continentes e as ilhas.
História da Mecânica dos Solos – (breve relato):
  • O prof. Karl Terzaghi, nasceu em 1883, na Cidade de Praga, Capital da Antiga Tcheco-Eslováquia, doutorou-se em Tecnologia em 1912 na Áustria. Em 1925 publicou o seu principal livro: “Erdbaumechanik”.
Com essa publicação muitos autores consideram o nascimento da mecânica dos solos, que até então, os conhecimentos sobre os solos eram relativamente incipientes e não apontavam para uma orientação de conceitos de aplicação, assim, após a publicação constituiu um marco, pois, trazia uma nova orientação a ser seguida no estudo do comportamento dos solos. Tratava a mecânica dos solos como uma mecânica dos sistemas constituídos por uma fase sólida granular e outra fluída. Princípios fundamentais, dos quais até hoje considerados.
  • O Primeiro Congresso Internacional de Mecânica dos Solos foi realizado em 1936, nessa ocasião os conceitos abordados pelo prof. Terzaghi foram consagrados de maneira definitiva. A mecânica dos solos no Brasil antes de 1938 resumia-se em artigos publicados em revistas técnicas de uma tese apresentada na Congregação da Escola Nacional de Engenharia, atual UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No início de 1938, foi instalado o 1º laboratório de Mecânica dos Solos, no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas em São Paulo. Posteriormente foram instalados laboratórios no norte do país e em 1942 mais três laboratórios foram instalados no Rio de Janeiro.
  • A mecânica dos solos passa a assumir um papel cada vez mais importante no Brasil com a criação da ABMS – Associação Brasileira da Mecânica dos Solos em 1950. Para a área de pavimentação temos a criação da ABPv – Associação Brasileira de Pavimentação em 1959. Associações que até hoje exercem papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico na área de solos no Brasil.
Preparo de Amostras de Solos para Ensaios de  Caracterização:
  • Após o solo ter sido coletado (sondagem) e devidamente identificado em campo, é levado ao laboratório para que sejam providenciados os ensaios pertinentes.
Preparo das amostras:
  • Para esses ensaios a norma DNER ME 41/94 Solo – preparação de amostras para ensaios de caracterização e ABNT NBR-6457 Amostras de solo - Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Essas normas preconizam os procedimentos necessários para preparo das amostras de solo que serão conduzidas aos ensaios de compactação e de caracterização (ensaios preliminares).
A amostra ao chegar ao laboratório é novamente identificada, conforme procedimentos internos do laboratório, em seguida a amostra é esparramada em local coberto e deixa-se a amostra secar até atingir um teor de umidade (quantidade de água) bastante baixa, denominado de umidade higroscópica. A secagem pode também ser feita com auxílio de fonte de calor desde que essa fonte não exceda a 60ºC.
  • Após a secagem a amostra é destorroada com o auxílio do almofariz e a mão de gral recoberta com borracha de maneira a reduzir o tamanho dos grãos de grumos do solo.
Compactação (ABNT NBR 6457 1986):

Passa-se o solo seco e destorroado pelo quarteador de amostras, desprezando as frações com diâmetro superior a 76,2 mm e destinar as quantidades necessárias para o ensaio de compactação conforme as características que seguem:
  • Desprezar o material retido na # n 4 (4,76 mm de abertura) quando inferior a 7 % da massa da amostra;
  • Quantidade superior a 7% de material retido na # acima, passar o material pela # 3/4” (19,1 mm de abertura) e observar as seguintes condições:
  • Desprezar o material retido na # 3/4” quando apresentar massa inferior a 10%;
  • Quantidade superior a 10% deve-se substituir a massa retida na # 3/4” com massa de igual valor, por material com fração compreendida entre as #s 3/4” e 4,76 mm;
  • Quantidade de material retido na # 3/4" superior a 30%, não ensaiar por esse procedimento.
Caracterização:

Passa o solo pelo quarteador de solos até se obter as quantidades de:
  • 1.500 g (sens. 5g) para solos argilosos e siltosos e,
  • 2.000g (sens. 5g) para solos arenosos.
Passa essa amostra pela peneira n. 10 (# 2,00mm de abertura) tomando-se o cuidado, caso necessário, de submeter a mostra novamente ao almofariz com a mão de gral, nessa operação somente os grumos de solos serão destorroados e deve-se tomar o cuidado de não quebrar grãos de areia ou pedregulhos, isso altera a granulometria da amostra.

Granulometria com sedimentação:
Umidade higroscópica e densidade dos grãos

Da fração retida da amostra passada pela peneira n. 10 é lavada a fim de ser removido todo material eventualmente aderido aos grãos, seco em estufa com temperatura entre 105 oC e 110 oC até constância de peso. Após secagem o material é submetido ao peneiramento grosso. Da fração que passa na peneira n. 10 é novamente quarteada a fim de ser obter uma quantidade de cerda de 400 g distribuídas para os seguintes ensaios:
  • 50 g para determinação da umidade higroscópica
  • 250 g para ensaios de densidade dos grãos
  • 70 g ou 120 g, conforme o tipo de solo se: argiloso/siltoso ou arenoso para o ensaio de granulometria com sedimentação.
Ensaios de Limites de Atterberg:

Da quantidade que sobrou do item 2.1.2.1 passa o solo pela # n. 40 (0,42mm de abertura) com auxílio do almofariz e mão de gral até se obter uma quantidade de cerca de 150g destinado aos seguintes ensaios com cerca de:
  • 70g para o ensaio de limite de liquidez e,
  • 50g para o ensaio de limite de plasticidade
Índices Físicos:
  • Em tecnologia, solo por definição, sem nenhum rigorismo, é todo material natural que recobre a crosta terrestre e que pode ser removido por: pá, picareta, enxada ou qualquer ferramenta similar. Para melhor entendimento podemos dividir o estudo das propriedades dos solos em dois grupos, solos indeformados (estado natural) e solos deformados.
Solos indeformados são solos que se apresentam em seu estado natural de ocorrência, os pesos específicos secos desses materiais situam-se entre 12 kN/m3 a 20 kN/m3, entretanto, pode-se encontrar valores tanto inferiores como até superiores a esses, porém são mais raros.
  • O estudo das propriedades dos solos aplica-se em fundações, estabilidade de taludes, aterros sobre solos moles, barragens de terra e enrroncamentos, tratamentos de fundações de barragens, etc. O comportamento de um solo natural depende da relação entre suas três fases: partículas sólidas, água e ar.
Diversas relações, normalmente são empregadas para expressar as proporções entre elas. Assim, só parte do volume é ocupado pelas partículas sólidas, que se acomodam formando uma estrutura. O volume restante é denominado de vazios, entretanto, esses vazios podem estar ocupados por água ou ar. Assim, o solo é constituído de três fases: partículas sólidas, água e ar.
  • Para solos deformados, objetivo do curso em questão, somente parte das propriedades normalmente utilizadas nos estudos com solos naturais, como: umidade, peso específico aparente seco, saturação e peso específico dos sólidos, serão aqui consideradas.
Segundo Prevedello (1996), o solo, para os propósitos da física do solo, pode ser assumido como um sistema multicomponente, integrado pela fase sólida, líquida e gasosa. Essas duas últimas complementares:
  • a máxima presença de uma implica na ausência da outra. A porção do espaço poroso não ocupada pela fase líquida é complementada pela fase gasosa. Portanto, a fase líquida pode estar presente nos poros do solo seja completa ou parcialmente. No primeiro caso, o solo é dito saturado e, no segundo, não saturado.
Combinadamente, as fases líquida e gasosa chegam a ocupar uma grande parte do volume de solo e compõem a porosidade total. A fase sólida é constituída de partículas minerais, na grande maioria, e de substâncias orgânicas. Esses compostos orgânicos e os minerais sólidos são de várias formas, tamanhos e composições químicas e constituem o que se chama de matriz do solo.
  • Assim, as quantidades de água e ar podem variar. A evaporação pode fazer a água diminuir, substituindo o volume por ar, e a compressão do solo pode provocar a saída de água e ar, reduzindo o volume de vazios. O solo, no que se refere às partículas que o constituem, permanece o mesmo, mas seu estado se altera. As diversas propriedades do solo dependem do estado em que as três fases se encontram. Quando diminui o volume de vazios, por exemplo, a resistência aumenta.
Como mencionado acima, essas correlações se aplicam a estudos de aterros sobre solo mole, estabilidade de taludes, etc. e o objetivo desse curso é a utilização do solo como amostras deformadas, ou seja, o emprego do solo como camada de pavimento e, a utilização dessas correlações são menos necessárias.

Laboratório de Solo. Engenharia de Estruturas e Geotécnica.