domingo, 27 de setembro de 2015

Energias Renováveis: Breves Conceitos

Brasil fica entre os dez melhores para investimento em 
energias renováveis pela primeira vez (07/2014)

  • No âmbito das discussões sobre a questão energética, aprofundada pelo cenário internacional de escassez do petróleo e pelas mudanças no clima, ocasionadas pela queima de combustíveis fósseis, surgem pesquisas e estudos técnicos, econômicos e de impactos socioeconômicos e ambientais de empreendimentos de energias alternativas ou renováveis voltados para o desenvolvimento de alternativas na produção de energia, a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal, a biomassa; a partir da força dos ventos, a chamada energia eólica; através da captação da luz do sol, a energia solar, e a partir de pequenas centrais hidroelétricas, as quais atendem a demandas em áreas periféricas ao sistema de transmissão.
Nesta busca por fontes alternativas o Brasil apresenta grande diferencial em relação a outros países, pois a sua imensa biodiversidade, permite a geração de energia por vários meios, incluindo as fontes de energia renováveis como a hidrelétrica e também a busca pelo desenvolvimento de fontes alternativas como a utilização da biomassa, para produção de combustíveis renováveis, como o álcool, o biodiesel, e, mais recentemente, o H-bio (AGRONEGÓCIOS..., 2006).
  • Nessa direção, este artigo tem por objetivo expor a discussão atual sobre a nova ordem energética mundial, em que se aborda a preocupação pela busca da auto-suficiência em energia, em que também se conceituam as energias renováveis, definindo-as quanto aos tipos. Além disso, abordam-se os investimentos já realizados e em andamento, assim como as pesquisas na área de combustíveis alternativos no Brasil e no estado da Bahia.
A nova ordem energética mundial:
  • Atualmente, a nova ordem mundial é a busca pela auto-suficiência em geração de energia, aliada a uma diversificação da matriz energética, ou seja, a procura por diferentes fontes de energias alternativas que supram a demanda interna dos países, no caso de uma escassez de combustíveis fósseis. Para tanto, os países têm que ter sob controle fontes primárias de geração de energia elétrica, térmica e veicular e em um mundo globalizado é necessário que haja uma interdependência entre os países e uma auto-suficiência em alguma fonte de energia (IGNATIOS, 2006). 
Essa diversificação trará para os países mais segurança à oferta de energia sem sucumbir às pressões de preços de insumos ou adversidades climáticas. É necessário que haja mais investimentos direcionados para área de produção de combustíveis e geração de energia, o que se configura como um problema, uma vez que o governo não teria recursos suficientes para a diversificação e ampliação da matriz energética. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, caso a demanda por energia venha a crescer anualmente na ordem de 4,8%, o país precisará investir em torno de R$ 125 bilhões para a ampliação de geração e transmissão de energia a fim de que haja fornecimento regular sem riscos de apagão.
  • Esta questão energética vem gerando uma apreensão mundial e ganhando sempre mais importância, seja pela questão ambiental, com a necessidade de se reduzir a emissão de gases poluentes, e, conseqüentemente, o consumo de combustíveis fósseis, seja pelo fato de uma possível e não muito distante, diminuição significativa das fontes de energia não-renováveis, o que ocorre com o petróleo, um bem finito e que atualmente não mais consegue acompanhar o crescimento da demanda.
No Brasil, cerca de 4545% da sua matriz energética é renovável, considerando as grandes hidrelétricas
  • Hoje, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, no Brasil, cerca de 45% da sua matriz energética é renovável, considerando as grandes hidrelétricas, o que deixa o País, em que a média mundial é de 14%,e nos países desenvolvidos não passa de 6%. Porém, quando se trata de energias alternativas, como a biomassa gerada a partir de matérias orgânicas, este percentual cai para 3,1%. O contra-senso é que o Brasil tem grande potencial para elevar esse percentual e investir mais em energias alternativas, pois possuí características bastante favoráveis, como a extensão territorial, a mão-de-obra e o desenvolvimento tecnológico, que possibilitariam tanto complementar o abastecimento das tradicionais redes elétricas como produzir combustíveis (MATRIZ..., 2006).
A Bahia, no que se refere à produção de biocombustíveis, também possui uma situação privilegiada – uma extensão territorial de 567 km², o que equivale a 36,3% da área total da região Nordeste. Na produção de biodiesel, o estado da Bahia, segundo especialistas, tem condições suficientemente boas, o que incluí o clima quente, ideal para o cultivo da mamona, oleaginosa abundante no semi-árido baiano e utilizada como matéria – prima para a produção do diesel alternativo.

As energias renováveis:
Conceitos e definições
  • As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, fonte primária de quase toda energia disponível na Terra e, por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta e se configuram como um conjunto de fontes de energia que podem ser chamadas de não-convencionais, ou seja, aquelas não baseadas nos combustíveis fósseis e grandes hidroelétricas. 
Atualmente, tem-se procurado mais apropriadamente usar as denominações Energias Renováveis e Novas Energias, para delimitar o conceito naquelas com ciclos de renovação natural, que, em última análise, se originam da energia solar como fonte primária. Incluindo-se nesta categoria a energia eólica, de biomassa e a solar, estas são formas de energia que se regeneram de uma forma cíclica em uma escala de tempo reduzida.
Estas energias renováveis podem e devem ser utilizadas de forma sustentada, de maneira tal que resulte em mínimo impacto ao meio ambiente. O desenvolvimento tecnológico tem permitido que, aos poucos, elas possam ser aproveitadas quer como combustíveis alternativos (álcool, combustíveis) quer na produção de calor e de eletricidade, como a energia eólica, solar, da biomassa, e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), separadas das grandes hidrelétricas, com características renováveis, constituindo-se em fonte convencional de geração de eletricidade.
Estas energias renováveis podem e devem ser utilizadas de forma sustentada, de maneira tal que resulte em mínimo impacto ao meio ambiente
Estas energias estão passo a passo conquistando o espaço que antes era ocupado totalmente pelas fontes fósseis, o que tem sido propiciado pelo desenvolvimento tecnológico que permite o aproveitamento dessas fontes renováveis como combustíveis alternativos.
Essas fontes podem ser captadas com maior facilidade e integradas aos sistemas de abastecimento de energia de uma cidade ou região. Caracterizando cada uma delas, tem-se:
Energia Solar: 
  • A energia proveniente do sol. Pode ser utilizada diretamente para o aquecimento do ambiente, aquecimento de água e para produção de eletricidade, com possibilidade de reduzir em 70% o consumo de energia convencional. 
Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico. Quase todas as fontes de energia como já foi mencionado–hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. 
  • O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo, decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação e aquecimento. Assim, um melhor aproveitamento da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de arquitetura e construção.
Energia Hídrica: 
  • A energia cinética das massas de água dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares. Sabendo-se que a energia hídrica deriva do aproveitamento da água para produção de eletricidade e em se tratando de energia com características renováveis, decorre da instalação de pequenas centrais hidroelétricas (PCHs) as chamadas mini-hídricas, que atualmente estão sendo mais utilizadas devido ao fato de causarem menor impacto ambiental e de serem mais facilmente introduzidas em infra-estruturas urbanas já existentes. 
A potência instalada dessas mini-hídricas é superior a 1MW e igual ou inferior a 30MW e, por serem empreendimentos que buscam atender demandas em áreas periféricas ao sistema de transmissão, as PCHs têm papel cada vez mais relevante. A tendência, com o passar do tempo, é a substituição das barragens hidroelétricas de grandes dimensões por aquelas de pequeno porte (ENERGIA...., 2006).

Energia Eólica: 
  • A energia cinética das massas de ar (ventos) provocadas pelo aquecimento desigual na superfície da Terra. A energia eólica tem-se firmado, como uma grande alternativa na composição da matriz energética de diversos países. 
Aqui no Brasil, essa fonte de energia tem se mostrado uma excelente solução na busca de formas alternativas de geração de energia para a região Nordeste. É uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte de energia para a geração de eletricidade, em escala comercial,teve início em 1992 e, através de conhecimentos da indústria aeronáutica, os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de dois bilhões de Dólares em vendas por ano (PANORAMA, 2006).

Energias Renováveis

Biomassa: 
  • A Biomassa é a energia química produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Sua utilização como combustível pode ser feita na sua forma bruta ou através de seus derivados. Madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, excrementos animais, carvão vegetal, álcool, óleos animais, óleos vegetais, gás pobre, biogás são formas de biomassa utilizadas como combustível.
A decomposição ou a queima da matéria orgânica ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera
A renovação na biomassa se dá através do chamado ciclo do carbono. A decomposição ou a queima da matéria orgânica ou de seus derivados provoca a liberação de CO2 na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam o CO2 e água nos hidratos de carbono, que compõe sua massa viva, liberando oxigênio. Desta forma, a utilização da biomassa, desde que não seja de maneira predatória, não altera a composição média da atmosfera ao longo do tempo.
  • A biomassa é utilizada nos processos para fabricação de biocombustíveis, destacando-se aí, o biodiesel.
As energias renováveis no Brasil e na Bahia: 
Uma breve análise:
  • Nesta busca por fontes renováveis, o Brasil, como já foi destacado, está em vantagem em relação ao resto do mundo, pelas altas taxas de luminosidades e pelas grandes dimensões territoriais, além disso, tem um programa de biomassa bem estruturado e viável, no que se refere ao outros países.
O objetivo do governo é alcançar, em 2007, praticamente o dobro de participação das energias alternativas na matriz energética brasileira, elevando-se de 3,1% para 5,9%.
  • Para estimular o uso de energias renováveis, o governo federal desenvolveu o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e o Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfra), com o objetivo de diversificar a matriz energética brasileira ( MATRIZ...., 2006).
O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é um programa interministerial do Governo Federal que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como economicamente, a produção e uso do Biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.
  • As principais diretrizes do PNPB são: implantar um programa sustentável, promovendo inclusão social; garantir preços competitivos, qualidade e suprimento; e produzir o biodiesel a partir de diferentes fontes oleaginosas e em regiões diversas (INVESTIMENTOS..., 2006).
De acordo com o Balanço Energético Nacional, do Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil desponta como líder em energia renovável. Somente em 2005, 44,7% da energia ofertada no país originou-se de fontes renováveis, como a cana - de - açúcar e a hidráulica (AGRONEGÓCIOS..., 2006).
  • Comparando-se os anos de 2004 e 2005, observa-se, pela Tabela 1, que o Brasil registrou um aumento de 2,5% aproximadamente na oferta de energia.
A oferta de energia não-renovável registrou um discreto incremento na sua oferta, de 1,0%, enquanto que as energias renováveis tiveram um aumento de 4,4%, destacando-se também os produtos de cana - de -açúcar, na qual a oferta cresceu em 5,9%.
  • Esse panorama de maior crescimento das principais energias renováveis no Brasil deve-se, basicamente, a um volume maior de investimentos em pesquisa e desenvolvimento na produção de energias solar, eólica e biomassa. O estado da Bahia também desponta na produção de energia via fontes alternativas, destacando-se a geração de energia por meio da biomassa (biodiesel) e da energia solar.
Energia solar:
  • No que tange à energia solar, o Programa de Universalização desenvolvido pelo MME e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), viabiliza o crescimento de painéis fotovoltaicos e traz entusiasmo às empresas que investem em energia solar. Representa uma pequena participação na matriz energética (estima-se 10 MW) e alto custo de instalação (US$ 8 mil por KW).
O país possui um ótimo índice de radiação solar, principalmente na região Nordeste, especificamente no semi-árido, onde, estão os melhores índices, com valores típicos de 1.75 2 a 2.190 kWh/m², por ano de radiação incidente
  • O país possui um ótimo índice de radiação solar, principalmente na região Nordeste, especificamente no semi-árido, onde, estão os melhores índices, com valores típicos de 1.752 a 2.190 kWh/m², por ano de radiação incidente. Isto coloca o Nordeste em posição de destaque em relação às demais regiões do mundo com maior potencial de energia solar.
Essas especificidades, como clima quente e alto índice de insolação ao longo do ano, compõem um quadro altamente favorável ao aproveitamento, em larga escala, da energia solar (ENERGIA SOLAR..., 2006).
No Brasil, a produção anual de energia de um sistema fotovoltaico de pequeno porte fica entre 800 e 1.800 kWh/kWp.
A PETROBRAS, através de estudos e pesquisas, vem investindo na área de energia renovável, particularmente em energia solar, realizando projetos de substituição parcial de sistemas de aquecimento, elétrico ou a gás natural, de água para restaurantes e vestiários em várias unidades da empresa, como em refinarias, terminais, campos de produção e postos de serviços.
  • Com esta iniciativa, a Companhia já obtém, anualmente, uma economia de 519 MWh nas suas quatro unidades industriais que utilizam o aquecimento por energia solar: a REGAP, RECAP, REDUC, e FAFEN. A área total dos coletores já implantados é de 1.527 m² e o volume de água é de cerca de 29.930 m³ por ano.
Em relação ao mercado, a expectativa é de crescimento na produção de energia solar, com atendimento às metas do programa de universalização até 2015. Segundo estimativas do MME, cerca de 90% desse mercado está em comunidades isoladas e moradias em zonas rurais, locais em que a instalação das linhas de transmissão são inviáveis.
  • As empresas que fabricam painéis solares de geração elétrica (fotovoltaicos) esperam poder levar energia para cerca de 10 milhões de famílias que não possuem energia elétrica, sendo a energia solar uma das alternativas usadas por diversos governos para resolver o problema de falta de energia elétrica em comunidades distantes das linhas de distribuição.
O estado da Bahia vem se destacando, no Brasil, no uso esses sistemas fotovoltaicos. Ao todo, são 21 mil sistemas solares instalados ou em processo de instalação no estado, através do Programa Luz Para Todos do governo federal, realizado em parceria com o governo do estado e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA). Isto corresponde a um investimento de R$ 15 milhões, com previsão de mais R$ 8 milhões para os próximos anos.
  • A energia solar já é uma alternativa para cerca de 33 mil domicílios do estado. Somente em 2006, foram instalados aproximadamente três mil sistemas, e a expectativa é que se implante mais de 18 mil sistemas de energia solar no interior baiano (A TARDE, 2006).
A implantação desses sistemas de fornecimento de energia solar gera uma economia para o estado de R$ 310 milhões, em relação ao sistema convencional que tem custo de instalação de R$ 400 milhões, segundo dados da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).

Energia eólica:
  • A energia eólica vem se constituindo uma realidade no Brasil. Em um cenário de poucas opções essa energia, vem se configurando como uma alternativa viável para suprir parte do abastecimento e escapar de um racionamento futuro (MATRIZ..., 2006).
Caracterizada por ser uma energia limpa, renovável e disponível em todos os lugares, a utilização dessa fonte energética para a geração de energia, em escala comercial, iniciou-se em 1992, com a instalação de uma turbina de 75 kW ,em Fernando de Noronha, através de iniciativa do Centro Brasileiro de Energia Eólica-CBEE. Segundo pesquisas desenvolvidas, no território nacional existem diversos pontos com grande potencial eólico ainda não explorados.
  • Hoje, a capacidade instalada no Brasil é de 20,3MW, com turbinas eólicas de médio e grande porte conectadas à rede elétrica. As instalações de grande porte encontram-se nos estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados de rede convencional para aplicações diversas, como bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicações e eletrificação rural (PANORAMA, 2006).
Porém, apesar de incentivos na área, o estado do Ceará, pioneiro na exploração comercial da energia eólica no Brasil, enfrenta problemas. Há uma lentidão nos projetos por conta do fornecimento de equipamentos, devido à exigência de que as empresas produtoras dos equipamentos, os aerogeradores, tenham 60% de capital nacional (CEARÁ.....2006).
  • Além disso, mesmo tendo interesse em investir, as fábricas esbarram em uma legislação firme do governo federal. Os gargalos do setor também são entraves ao desenvolvimento da energia eólica no estado. O mercado mundial, pouco aquecido, leva a preços poucos favoráveis e, somando-se a isso, têm-se ainda as dificuldades na entrega dos equipamentos (CEARÁ.....2006).
Hoje, a capacidade instalada no Brasil é de 20,3MW, com turbinas eólicas de médio e grande porte conectadas à rede elétrica
Biomassa:
  • A bioenergia, produção de energia pela biomassa vem ocasionando uma busca por energia proveniente da agricultura, o que deverá mudar a estrutura agrícola nos próximos anos. O Brasil, como país abundante em biomassa, vai se beneficiar com essas mudanças. O ganho será tanto como produtor de bioenergia e como produtor de grãos, uma vez que essa situação levará a um impulso na produção da cana-de-açúcar, soja, milho.
No País, a redescoberta do álcool com a chegada dos carros bicombustíveis, permite que a cana avance sobre outras culturas tradicionais como o café e a laranja.
As pesquisas apontam a cana como a segunda principal fonte energética nacional, a partir de 2010, quando parte das usinas sucroalcooleiras previstas estiverem em operação.
  • Segundo dados do MME, de 1970 até o ano de 2005, a produção de energia primária da cana registrou um aumento de 744,4%, passando de 3,6 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (TEP) para 30,4 milhões, observado no Gráfico 01 (UMA ITAIPU..., 2006).
No que se refere ao biodiesel (oriundo da biomassa), pode-se afirmar que é um combustível renovável e biodegradável e ambientalmente correto, obtido a partir de uma reação de óleos vegetais com um intermediário ativo, formado pela reação de um álcool com um catalisador, processo conhecido como trasesterificação.
  • Uma das grandes vantagens do biodiesel é sua adaptação aos motores do ciclo diesel, pois enquanto o uso de outros combustíveis limpos como o gás natural ou biogás, necessita de uma adaptação dos motores, isso não é necessário para a combustão de biodiesel, o que torna o biodiesel uma alternativa técnica bastante viável capaz de atender à frota movida a óleo diesel.
Pela ótica econômica, a viabilidade está relacionada à substituição das importações e às vantagens ambientais, que possibilitam uma redução da emissão de gases poluentes e de enxofre, que evitará custos com saúde pública e a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.
  • O aproveitamento energético de óleos vegetais se mostra rentável, do ponto de vista social, uma vez que gera postos de trabalho e aumenta a oferta de fração protéica das oleaginosas, importante insumo para a indústria de alimentos e ração animal, além de nitrogenar o solo durante o crescimento, viabilizando o plantio de outras culturas.
Em relação à capacidade instalada no País, atualmente pode-se ofertar 1,7 bilhões de litros de biodiesel- em 2005 essa oferta chegou a apenas 736 milhões de litros.
  • De acordo com cálculos do governo federal, a meta era produzir, por ano, 800 milhões de litros para mistura de 2% ao diesel, até 2008 e ampliar para 2,4 bilhões, por ano, até 2013, quando a mistura passará a ser de 5%.
De acordo com a coordenação do PNPB, dois terços do biodiesel produzido no Brasil utiliza a soja como matéria-prima. Em seguida aparece a mamona (25% do total processado) e itens não previstos pelo Programa, como pinhão-manso e o sebo natural (INVESTIMENTOS..., 2006).
De acordo com a coordenação do PNPB, dois terços do biodiesel produzido no Brasil utiliza a soja como matéria-prima
Ao todo, são 29 usinas de biodiesel em operação no país ou em fase de construção, com capacidade para oferecer o biocombustível a partir de 2007.
  • Os estados que receberam mais investimentos na instalação de usinas foram a Bahia, com investimentos da ordem de R$ 280 milhões e o Rio Grande do Sul, com R$ 160 milhões em investimentos anunciados.
A Bahia tem concentrado mais investimentos pelo fato de ser o maior estado produtor de mamona e pela oferta disponível de soja, algodão e palma. Outro fator que favorece o estado é a possibilidade de escoar parte da produção para o Sudeste, devido à proximidade.
  • No estado, as iniciativas criadas para estimular ações e pesquisas na área de energias alternativas, principalmente voltadas para o biodiesel, partiram da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), através do Instituto de Energia e Ambiente (ENAM), uma rede virtual criada em 2004, que tem como objetivo integrar e disseminar informação entre pesquisadores da área.
O estado baiano tem grande potencial de atender a mais da metade da demanda nacional de biocombustível, com a mistura de 2,0% no diesel (B2), segundo estudos da FAPESB.
  • Focando nas oleaginosas disponíveis no estado e aptas para produção de biodiesel como a mamona, dendê, soja e algodão, o estudo sinalizou que a Bahia teria condições de produzir 440 milhões de litros de biodiesel por ano.
Atualmente existem quatro empresas com intenção de investir na instalação de plantas de biodiesel no estado, o que o leva a Bahia a ser um dos estados mais adiantados na criação do parque fabril para atender ao segmento.
  • A primeira empresa a anunciar investimento foi a francesa Dagris, que prevê um investimento de R$ 160 milhões para produzir, inicialmente, 13 milhões de litros de combustível, a partir do caroço de algodão plantado na região oeste do estado. A planta ficará no município de Luís Eduardo Magalhães.
A PETROBRAS também anunciou investimento para a instalação de uma usina produtora de biodiesel em Candeias, com capacidade prevista de 150 milhões de litros por ano e um investimento de R$ 74 milhões.
  • Outra empresa é a Brasil Ecodiesel que vai investir R$ 8 milhões. O projeto prevê ainda a construção de uma fábrica de óleos vegetais. Por fim, a empresa Orbitrade, com um investimento previsto de R$ 40, 5 milhões na instalação de uma usina de biodiesel em Feria de Santana, com capacidade prevista para a produção de 90 milhões de litros por ano. Além disso, essa empresa tem ainda uma unidade de extração de óleo de mamona e uma planta piloto de produção de biodiesel localizada no município de Ourolândia (BAHIA...., 2006).
De acordo com a SECTI, o número de empreendimentos do gênero tende a aumentar em função do crescente interesse de investidores estrangeiros em ter unidades de biodiesel no estado.

Outras Considerações:
  • O País vem despontando na produção de energia via fontes alternativas. Destaca-se aí o crescimento da geração de energia a partir da biomassa, com o aproveitamento de resíduos vegetais, como o bagaço de cana, casca de arroz e madeira. Além disso, o Brasil avança nas pesquisas e projetos pioneiros na produção de energia eólica e solar.
Com isso, o Brasil registra atualmente, 45% da oferta interna de energia de origem em fontes renováveis.
  • Sendo assim, a dependência em relação ao petróleo torna-se menor, no que tange à geração de energia elétrica, isso por conta das energias renováveis. Um outro ponto importante foi o desenvolvimento dos motores bicombustível e a maior preocupação ambiental que fizeram o álcool firmar-se no mercado brasileiro e ganhar espaço no mercado internacional. O biodiesel, que aos poucos vem se destacando, deverá seguir o mesmo nível de desempenho do álcool.
Os benefícios são muitos na geração de energia através das fontes renováveis, como a emissão nula ou reduzida de gases de efeito estufa, a diversificação da matriz energética, o que contribui para aumentar a segurança energética, a criação de maiores oportunidades de trabalho, com o aproveitamento da biomassa.
  • Porém, apesar dos investimentos, dos estudos e pesquisas desenvolvidos na área das energias alternativas para geração de energia, o Brasil ainda necessita de uma política pública estruturada para garantir uma participação compatível com a dimensão do nosso potencial energético renovável.

Energias Renováveis