segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Barragens de Rejeitos da Mineração

Análise da Operação da Barragens de Rejeitos da Mineração Serra Grande S/A

  • A poluição ambiental representa atualmente um dos aspectos mais relevantes em mineração, constituindo-se em uma de suas conseqüências mais combatidas. 
Tem-se que a mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, desde que sejam operadas com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.
  • Alguns beneficiamentos de minérios exige moagem dos materiais e adicionamento da água e produtos químicos na planta de tratamento, o que faz com que os rejeitos são transportados em forma de polpa. Esta polpa é conduzida até uma bacia de acumulação confinada por uma barragem, onde os sólidos sedimentam e as águas são clarificadas.
Atualmente a disposição de rejeitos tem sido um aspecto muito focalizado nos estudos do plano diretor de uma empresa de mineração. A segurança e o perfeito funcionamento destes sistemas são fundamentais para a contínua realização das atividades minerais. Mineração é uma atividade que gera um grande volume de rejeitos, devido à pequena concentração de metal encontrada no mineral bruto.
Com base nessa realidade, surgiu o interesse em estudar o impacto ambiental do processamento de minério no município de Crixás - Goiás, essa pesquisa teve como referência a Mineração Serra Grande S/A - MSG, cuja atividade principal é extração de ouro.
  • A Mineração Serra Grande S/A - MSG discute a problemática de como manter o crescimento da produção com uma melhor qualidade, de maneira que haja uma integração da empresa com a natureza, minimizando o máximo os impactos sofridos.
Assim considerando, esta pesquisa visa identificar, através de análise critica da metodologia estabelecida no Manual de Operações de Barragem de Rejeitos da Mineração Serra Grande S/A - MSG, o desempenho dos procedimentos estabelecidos para construção, monitoração e controle dessas estruturas que compõe o sistema de contenção de rejeitos das atividades da mineradora
  • Chammas (1989), define mineração como um complexo de atividades necessárias à extração econômica de bens minerais da costra terrestre, provocando transformações no meio ambiente. A lavra constitui-se no conjunto de atividades coordenadas que extraem um bem mineral, objetivando o seu aproveitamento industrial ou uso direto. Na lavra são produzidos resíduos minerais chamados de estéril, provenientes do decape de mina. Já nos processos de resíduos minerais denominados rejeitos. Em linhas gerais pode-se dizer que ao longo da atividade de mineração são obtidos a pilhas de estéril, o produto final e as disposições rejeitos.
O processo de extração mineral no Brasil possui um destaque altamente representativo no cenário econômico mundial. Para que a atividade de mineração apresente uma sustentabilidade nos mais diversos segmentos, como a manutenção de custo de mercado mais atrativo e atenda as exigências relativas às legislações ambientais pertinentes nos países. O beneficiamento ou tratamento de minérios é aqueles que envolvem separações físicas e químicas, visando à obtenção da substância mineral de interesse (DIAS et all., 1985).
  • O perfil do setor mineral brasileiro é composto por 95% de pequenas e médias minerações. Segundo a Revista Minérios & Minerales (1999), os dados obtidos nas concessões de lavra demonstram que as minas no Brasil estão distribuídas regionalmente com 4% no norte, 8% no centro-oeste, 13% no nordeste, 21% no sul e 54% no sudeste. Estima-se que em 1992 existiam em torno de 16.528 pequenas empresas, com produção mineral.
Observa-se que as operações necessárias para a realização das atividades de mineração podem acarretar alterações significativas no ambiente, as quais, dependendo de sua importância, podem constituir impactos ambientais negativos. Os principais processos de alteração no meio físico, biológico e antrópico, passíveis de alteração negativa pelas operações das fases de instalação e funcionamento da mineração (AMORIM, 2007).
  • Tomando-se por base as alterações do meio físico, os conceitos empregados pela geotécnica tende a estabelecer um maior grau de segurança para este tipo de atividade e requerem uma atenção especial, em virtude da heterogeneidade de material, das atividades de lavra e geração de rejeito mineral. As diferenças nas diversas áreas e formas de exploração podem dificultar o monitoramento de algumas etapas do processo de produção mineral e principalmente o controle da disposição do rejeito (AMORIM, 2007).
Os impactos ambientais associados à disposição de rejeito representam um passivo ambiental na atividade de extração mineral considerando principalmente o volume de rejeitos gerados bem como as extensas áreas destinadas à sua estocagem. 
  • Além disso, a ocorrência de grandes acidentes relacionada a estruturas de contenção de rejeito, no Brasil e no mundo, tem aumentado a exigências quanto ao controle de segurança dos sistemas de disposição de rejeitos (DIAS et all., 1985).
De uma forma geral, os rejeitos exibem características mineralógicas, geotécnicas e físico-químicos bastantes variáveis, tanto em função do tipo de minério explorado quanto do próprio processo de beneficiamento. Essas condicionantes geram dificuldades na obtenção de parâmetros físicos representativos, interferindo diretamente no controle do material e na estabilidade e segurança dos sistemas de disposição de rejeitos (BATES, 2003).
  • De acordo com Amorim (2007), atividade de mineração é caracterizada fundamentalmente pela pesquisa e exploração de recursos minerais úteis, que se encontrem no solo e subsolo.
O produto final, que é a substância de interesse da mineradora, se encontra vinculado à natureza de cada mineração, tendo como base à pesquisa mineral realizada o plano de lavra estabelecido e o tratamento aplicado ao minério. Todo processo, tanto de lavra como beneficiamento, tem por objetivo de gerar produtos que satisfaçam à qualidade exigida pelo mercado consumidor. A mineração é sem dúvida um fator importante no desenvolvimento do país, tanto gerando riquezas quanto contribuindo para a formação e progresso de diversas regiões (DIAS et all., 1985).
  • Bates (2003), de um modo geral, pode-se dizer que no Brasil as pilhas são formadas por basculamento direto do material nas encostas ou terrenos que margeiam a área de lavra, de maneira desordenada. Há dois aspectos básicos que devem ser analisados na deposição de estéril de mineração: localização e formação das pilhas.
Do ponto de vista de localização, o estéril deve ser depositado o mais próximo possível da área de lavra e, preferencialmente, em cotas inferiores à da mineração, de tal forma a se terem reduzido os custos de transporte. A formação de pilhas controlada é evidentemente mais onerosa ao empreendimento mineiro que o simples basculamento do material nas encostas ou terrenos adjacentes à mina (BATES, 2003).
  • A formação ordenada de deposito de estéril é uma prática muito pouco adotada pelas empresas de mineração. Tal comportamento se explica pelo custo que tal método representa em comparação. Construir adequadamente uma pilha de estéril é certamente menos trabalhoso e mais econômico que corrigir um depósito em processo de ruptura. O material estéril pode ser classificado basicamente em três categorias principais: materiais não-coesivos, coesivos e degradáveis (DIAS et all., 1985).
Rejeito de mineração é todo o material resultante de processos químicos e físicos envolvidos na extração dos metais. O tamanho das partículas de rejeito se encontra tipicamente na faixa de partículas de areias finas e siltes. As características químicas dos rejeitos variam de acordo com o mineral de interesse e as substâncias químicas envolvidas no processo de extração dos metais (ARAUJO, 2008).
  • A disposição dos rejeitos tem tornado um grande problema ambiental das atividades de mineração em função da exploração crescente de jazidas de baixos teores, tendo como conseqüência o aumento do volume de rejeitos gerados e a exigências de áreas maiores para sua deposição. Convém ressaltar, que fora o impacto visual na paisagem, com a destinação dos resíduos gerados pela mineração, o principal efeito ecológico normalmente é a poluição das águas (ARAUJO, 2008).
Os métodos de disposição de rejeitos foram desenvolvidos a partir com entraves ambientais e mudanças nas praticas de mineração. Na fase inicial da extração mineral, alguns métodos de descartes de rejeitos incluíam a descarga direta nos rios e córregos e cursos de água ou despejos aleatórios do material diretamente na superfície (ARAUJO, 2008).
  • Segundo Amorim (2007), considera que o aumento do controle ambiental e a pressão da opinião pública, torna-se necessário à elaboração de um projeto de disposição de rejeito designado não apenas para o estágio de operação de mina, mas também para seu abandono. 
Assim, um sistema de disposição de rejeito deve satisfazer aos requisitos de segurança, controle de contaminação, capacidade de armazenamento e economia. A elaboração de projetos, operação e manutenção das barragens de rejeitos existentes têm possibilitando o desenvolvimento de soluções para a disposição dos resíduos minerais. 
  • Ressalta-se que é economicamente vantajoso situar o armazenamento do rejeito perto da mina, entretanto, esta imposição fica limitada á seleção de locais nas proximidades. A área subjacente á barragem deve ter resistência estrutural e suportar o seu peso próprio (AMORIM, 2007).
Nos sistemas de disposição de rejeitos por meio de barragens, existem poucas alternativas de construção quando comparadas com as barragens tradicionais de acumulação de água, devido principalmente à viabilidade técnica-econômica das operações existentes no setor mineral. Durante o processo de beneficiamento de minérios, os rejeitos são produzidos na forma de polpa, cujo meio de transporte mais viável e econômico é por via hidráulica (ESPÓSITO, 2000).
  • Uma forma de disposição pode ser realizada por um sistema de canhões uniformemente espaçados que lançam os rejeitos ao longo da crista da barragem, sem a necessidade de relocar freqüentemente o canhão ou desconectar partes da tubulação. O lançamento também pode ser feito por um único canhão, entretanto, esta solução apresenta alguns inconvenientes em virtude da necessidade de deslocamentos ao longo da barragem.
Em caso de utilização de canhões, o processo de separação granulométrica ocorre na própria praia em função de descarga, com concentração e características mineralógicas do rejeito (BATES, 2003).
  • As barragens de rejeitos são formadas em duas etapas: a primeira etapa consiste na construção de um dique de partida composta de solo ou enroscamento compactado. A segunda etapa corresponde à construção contínua e conjunta com a operação de mina, através de alteamentos sucessivos executados com solos compactados ou com a fração grossa do rejeito arenoso gerado ao longo do beneficiamento, seja suficiente para a construção da barragem. 
Estes alteamentos devem ocorrer nas mesmas proporções do reservatório para evitar que o lago se aproxime da barragem e venha a causar a elevação da linha freática e a possível perda de estabilidade (COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, 1992).
  • Barragens construídas com o próprio rejeito tornam-se vantajosa devido ao baixo custo quando comparadas às barragens convencionais, que são constituídas em uma única etapa usando materiais de empréstimos e com elevado custo. Além disso, dependendo da necessidade de disposição dos resíduos minerais, por parte das empresas de mineração, as barragens de rejeitos podem ser alteadas em etapas (AMORIM, 2007).
O alteamento das barragens pode assumir muitas configurações, cada uma com suas próprias característica, requisitos, vantagens e riscos. Considerando o rejeito como o material usado nos alteamentos das barragens, podem ser considerados três métodos construtivos: Método da Montante, Método da Jusante e Método da Linha do Centro (AMORIM, 2007). 
  • O método da montante é o mais antigo e econômico, sendo uma evolução natural do procedimento empírico de disposição de rejeito, 
Realiza-se inicialmente a construção de um dique de partida, normalmente construído de solo ou enrocamento compactado. Após a construção do dique, o rejeito é lançado por canhões em direção montante da linha simetria do dique, formando assim a praia de disposição, que se tornará à fundação e eventualmente material de construção para o próximo alteamento.
  • As principais vantagens do método de montante são o baixo custo de construção e a velocidade com que a barragem pode ser alteada. Klohn (1981) afirma que com o uso de ciclones a velocidade de construção se eleva bastante. Chammas (1989) recomenda a implantação de praias de lama entre o talude de montante da barragem e o nível do reservatório como segurança para barragens de rejeitos.
Quanto o método da jusante, o dique de partida é construído e a barragem é alteada em direção a jusante e conseqüentemente o alteamento não ocorre sobre o rejeito previamente depositado. Este método exige maiores volumes de materiais de construção controlados, podendo ser utilizado o próprio rejeito, solos de empréstimos ou estéril proveniente da cobertura da lavra. Na utilização do próprio rejeito deverão ser utilizados ciclones ou outros métodos de separação, para garantir que somente a fração grossa seja utilizada no corpo da barragem (AMORIM, 2007).
  • A maior desvantagem deste método é o grande volume do maciço controlado ou compactado, o que gera um alto custo da construção. Klohn (1981), entende que o problema para se ter este tipo de disposição é que pode ocorrer a insuficiência de material grosso para manter a crista da barragem de rejeito acima do nível do reservatório.
O método da linha de centro é uma variação do método da jusante e a diferença é que a crista da barragem não se desloca para a jusante, mas sim verticalmente de forma que o espaldar de montante apóia-se sobre o rejeito e o de jusante sobre toda a etapa subseqüente. A maior vantagem deste método em relação ao de jusante é a necessidade de um menor volume de material para construção do corpo da barragem. O método da linha de centro é uma solução geometricamente intermediária entre os métodos de montante e jusante, embora seu comportamento estrutural se aproxime mais do método da jusante, permitindo a utilização de drenos internos e assim ter o controle da linha.
  • Entretanto quando se tem algum método destes apresentado por mineradoras para se ter uma forma de disposição de rejeito, sempre irá apresentar algum risco de contaminação, devido todo seu processo de extração mineral.
O processo de cianeto para beneficiamento de minério de ouro com teor de corte de 0,7 g Au/ tonelada de minério está sendo utilizado no país, em escala industrial. A produção de uma mina típica é de 730 toneladas de “Run of mine” (Rom) por dia. O tempo de lixiviação é de aproximadamente dois meses de lavagem e o teor de cianeto no circuito fechado é de 0,15 g/l de cianeto de sódio (BATES, 2003).
  • O princípio básico da lixiviação é a de dissolução preferencial de cianeto sobre os metais preciosos contidos no minério. Estudos mais recentes sobre o mecanismo da cianetação, indicam que esta reação procede em 2 estágios. A maior parte se dissolve segundo a reação: 2 Au + 4 CN¯ + O2 + 2H2O (GUMIERE, 1995)..
A solução de cianeto é constantemente reciclada até que se extinga seu potencial de lixiviamento, mas uma porção deve ser descarregada para que não haja concentração de compostos indesejáveis. Estas duas descargas de soluções extintas devem sofrer tratamento, tendo em vista que o conteúdo de cianetos presentes está acima do permitido pela legislação federal que é de 0,2 mg/l (GUMIERE, 1995).
  • A forma na qual o cianeto ocorre na solução extinta e nos tanques para tratamento não é bem conhecida. Pode estar na forma de cianetos livres, complexos de cianeto com cobre, ferro, níquel, zinco (GUMIERE, 1995).
Os tratamentos mais utilizados para solução extinta são: degradação natural; processos de oxidação (cloração, ozonização, oxidação com peróxido de hidrogênio, etc); acidificação, volatilização e re-neutralização; processos eletrolíticos; troca iônica. 
  • Cada processo deste vai gerar um efluente típico a ser estudado. Cada forma de cianeto irá causar impactos e trocas no meio ambiente de diferente (BATES, 2003). Os efluentes gerados no processo de lixiviação dependem não só do minério utilizado como do método de tratamento da solução extinta (BATES, 2003).
A toxidez de cianeto não pode ser determinada tomando-se o cianeto livre como único responsável, pois outras formas de cianeto podem gerar cianeto livre após sofrerem mudanças físico-químicas, apesar disto o interesse toxicológico está focado sobre o HCN liberado (RUBIO, 2001).
  • O cianeto é uma substância comercializada na forma sólida e com ela é preparada uma solução de cianeto de sódio (NaCN) para que possa ser usado posteriormente. Calcula-se que para cada tonelada de minério consuma-se 250 gramas de cianeto para a dissolução do ouro nele presente. Além do cianeto, outras substância são necessárias na produção, tais como: soda cáustica, ácido clorídrico, cal virgem, etc. O local onde ocorre o processo de lixiviação ou cianetação do ouro é denominado de planta. 
O processo envolve uma série de técnicas de reações químicas complexas e que por isso exige um rigoroso controle para não pôr em risco a vida dos operadores e, posteriormente, da fauna e flora adjacentes ao local (RUBIO, 2001).

Análise da Operação da Barragens de Rejeitos da Mineração Serra Grande S/A

A fase inicial dos estudos foi marcada pelo levantamento de informações e formação do banco de dados. As pesquisas foram realizadas com buscas em fontes bibliográficas, fontes de dados disponíveis na Internet e em contato com a empresa.
  • Na segunda fase foram realizadas visitas técnicas à empresa Mineração Serra Grande S/A - MSG. Ainda foram realizadas entrevistas com profissionais especializados na área de extração mineral, em especial o Gerente da Planta Metalúrgica, e colaboradores da Divisão de Produção. O procedimento elaborado para a pesquisa deste trabalho, consistiu em levantamento do processo de construção da barragem de rejeitos, sistemas de bombeamentos e monitoração e controle do sistema.
Foi realizada em terceira fase, análise do manual apresentado pela Mineração Serra Grande S/A -MSG, nele foram estudados e analisados todos os procedimentos a serem executados para construção, monitoração e controle de sua barragem. 
  • Mediante as informações apresentadas no manual de operação, foi realizada vistoria no sistema de operação para constatar se foram executados os métodos abordados e quais os procedimentos estão sendo adotados no processo. O profissional que acompanhou toda a visita para a pesquisa foi o Gerente da Planta Metalúrgica, um Engenheiro Químico.
A Mineração Serra Grande S/A - MSG constitui uma empresa de mineração dedicada à exploração de ouro no Estado de Goiás, onde assume o compromisso de garantir que todas as atividades de sua operação sejam desenvolvidas preservando o Meio Ambiente, a Segurança e a Saúde de seus empregados e de seus prestadores de serviços.
  • A barragem de rejeitos da MSG, foi construída com base no Projeto Conceitual elaborado pelo CED da Anglo American Corporation, de 08/1989 e em projeto detalhado de construção desenvolvido pela empresa contratada GEOMEC, de Belo Horizonte - MG, a qual também efetuou o apoio técnico durante o período de construção, ocorrido de novembro 1988 a fevereiro 1990 (aproximadamente 16 meses).
Em 29/12/1993 a barragem foi inspecionada pela MVP Consultoria, e decorrente desta inspeção foram solicitados resultados da monitoração que, analisados, identificaram crítica situação de estabilidade do processo de disposição. Em vista disso, foi envolvido em caráter de emergência a consultoria técnica externa, a qual visitou o local no período de 16 a 18 de fevereiro de 1994, onde expôs seu manual de operação.
  • Considerando a metodologia estabelecida no Manual de Operações de Barragem de Rejeitos da MSG, os desempenhos dos procedimentos estabelecidos para construção estão finalizados, nela apresenta a seguinte geometria presente: 
Até a elevação de 413,0 m o maciço é do tipo convencional e foi construído pelo método de linha de centro em aterro compactado utilizando para isso materiais de empréstimos de solos residuais silto-argiloso e areias provenientes dos rios da região de Crixás, da elevação 413,0 m até a elevação 416,0 m o maciço sofreu alteamento de sua crista utilizando materiais de empréstimos locais e estéril de sua própria mina.
  • A partir da elevação 416,0 m a barragem vem sendo construída com rejeitos ciclonados, pelo método de alteamento para montante, após um período inicial em que seu método construtivo era de linha de centro.
Através do sistema de rejeitos ciclonados, em que frações grossas são extraídas dos rejeitos para classificação estão utilizando hidrociclones para compor o crescimento do maciço. Os rejeitos utilizados na construção do alteamento da barragem estão sendo obtidos da seguinte forma: 
  • Os rejeitos originários da Planta Metalúrgica são re-polpado utilizando a água recirculada da barragem em densidade de 1.300 g/cm³, nele estão obtidos (25% de sólidos). Esta polpa é bombeada através de um conjunto de bombas ligadas em série para a barragem de rejeitos, utilizando uma tubulação de aço carbono de diâmetro de 7”.
Esta tubulação de transporte de rejeitos se encontra monitorada diariamente para eventual incidentes de vazamentos que conseqüentemente pode ocorrer conseqüências de ordem econômica, ambiental e de segurança. O controle de vazamentos está realizado em duas formas, ação preventiva e corretiva. No controle preventivo estão incluídos as ações de:
  • Inspeções periódicas ao longo de toda a linha.
  • Substituição imediata de tubos desgastados.
  • Manutenção do sistema eficiente de comunicação entre o operador da barragem e planta de beneficiamento, para agilizações de ações.
O controle corretivo determina que, na ocorrência de qualquer vazamento detectado, por menor que seja, venha a ser prontamente reparado. As implicações deste, têm a ver com danos ambientais, queda na eficiência do processo da ciclonagem e redução na velocidade de alteamento da barragem.
  • Esta tubulação transporta a polpa com os rejeitos do processo desde a Planta de Beneficiamento até a crista da barragem, onde essa polpa é ciclonada para a produção do material de alteamento da barragem.
Como 75% dessa polpa é liquida, no sistema de bombeamento forma-se um reservatório de água sobrenadante na barragem, onde está instalado um conjunto de bombas flutuantes, com função de recalque de água do reservatório para Planta. Parte desta água recirculada é utilizada no processo e parte é enviada a ETE (Estação de Tratamento de Efluente) para tratamento e posterior descarte.
  • A Estação de Tratamento de Efluentes tem uma capacidade máxima de vazão de 120 m3/h, 24 horas por dia (período de chuvas) tratando, assim, uma média de 57.600 m³/mês. Em casos emergenciais pode atingir 86.000 m³/mês, operando em 3 turnos. Historicamente o tratamento da ETE acusa um volume médio tratado de 88 m³/h.
O sistema de bombeamento do sobrenadante é feito a partir de sua captação no reservatório da barragem de rejeitos através de uma bomba horizontal, com capacidade de 140 m³/h, instalada sobre uma balsa flutuante que conduz está água até a planta por tubulações de aço carbono de 6”. 
  • Esta tubulação de recirculação de água para a Planta está sujeita a vazamentos e, assim, está sendo monitorada para prevenir ou reparar os eventuais vazamentos, que poderão produzir conseqüências de ordem econômica, de segurança da barragem e de ordem ambiental, em razão de provocar contaminações. O controle das vazamentos da linha de recirculação de água esta sendo feito à maneira das instruções para o controle similar na tubulação de rejeitos.
Atualmente a monitoração e controle do sistema de contenção de rejeitos estão sendo realizados nas seguintes sequências:
  • Inspeções periódicas em campo, onde estão sendo realizadas observações superficiais nas várias estruturas que constituem o sistema de contenção dos rejeitos;
  • Leituras sistemáticas dos instrumentos;
  • Avaliação das condições de funcionamento e/ou de segurança da estrutura, realizada com base nas inspeções periódicas, nas leituras dos instrumentos, na utilização de ferramentas auxiliares como as “cartas de risco”, no conhecimento teórico e na experiência acumulada tanto com as atuais estruturas e conseqüentemente com estruturas semelhantes.
Das informações obtidas a partir de uma minuciosa inspeção em todo o sistema durante o sistema de monitoração e controle, são elaborados relatórios quadrimestrais que são a base de reuniões realizadas, onde atende uma agenda padrão que apresenta todos os aspectos da operação. Nela ressalta a ata contendo os registros das ações tomadas no período e também definidos os planos operacionais futuros.
  • Todos os problemas detectados estão sendo enfocados e direcionados a respectivas ações para solução, com a indicação do responsável e prazo de conclusão. Após analise realizada no manual com a visita a campo, foi identificado uma falha na execução da implantação do sistema de bombeamento de rejeitos.
Para evitar eventual contaminação dos cursos d’água da região, os quais interceptam o traçado da linha de rejeitos, não foram construídos diques de proteção impermeabilizado, que teriam a finalidade de conter e permitir a retomada dos rejeitos oriundos de vazamentos até a interrupção do bombeamento e sejam acionadas as providencias de recuperação.

Outras Considerações e Recomendações:
  • De acordo com o estudo conclui-se a partir desta pesquisa, indica que a empresa MSG não seguiu totalmente as recomendações propostas no manual de operação apresentado pela MVP Consultoria. Um ponto bastante relevante proposto no manual e adotado na empresa com bastante eficiência em seu processo de disposição de rejeitos em sua barragem que pode ser citado é a sua reutilização de água, onde se torna fator de economia da empresa, na medida em que este procedimento possibilita a diminuição de custos.
Recomenda-se que seja realizada revisão no manual de operação especialmente nos sistemas de bombeamentos, especificamente na tubulação da linha de rejeitos é na tubulação de recirculação de água do sobrenadante. Pois em todas as extensões necessita-se da construção de diques de proteção para que não haja comprometimento de contaminação direta no solo. 
  • Vale ressaltar que a empresa tem o compromisso de garantir que todas as atividades de sua operação sejam desenvolvidas preservando o Meio Ambiente, a Segurança e a Saúde de seus empregados

Análise da Operação da Barragens de Rejeitos da Mineração Serra Grande S/A