quinta-feira, 30 de junho de 2016

Copernício - (Cn)

Copernício - (Cn)

  • O copernício, inicialmente chamado de unúnbio, unúmbio (do latim um, um, dois) ou eka-mercúrio (semelhante ao mercúrio), é um elemento químico sintético, de símbolo Cn, número atômico 112 (112 prótons e 112 elétrons), com massa atômica [285]u. É um elemento de transição, transurânico, pertencente ao grupo 12 da tabela periódica.

Características principais:
  • É um elemento superpesado, radioativo, e seus isótopos se deterioram através da emissão alfa com meia-vida de somente alguns milissegundos. Alguns pesquisadores lhe atribuíram o nome de "eka-mercúrio" devido a algumas semelhanças com este elemento. 
É, provavelmente, metálico, líquido, de aspecto prateado. A julgar pela sua posição na tabela periódica, especula-se que suas propriedades sejam semelhantes às do mercúrio, e provavelmente o elemento forme compostos análogos aos do Hg, com estados de oxidação +1 e +2. Seu ponto de fusão seria mais baixo que o do mercúrio, seguindo a tendência observada na família 2B. 
  • Entretanto, ainda não se conhecem compostos do copernício, pois o elemento foi obtido em quantidades extremamente pequenas (cerca de 6 átomos), e seu tempo de desintegração é de apenas alguns nanossegundos, tempo curto demais para seus compostos serem isolados antes do elemento decair a elementos mais estáveis. Aliás, os possíveis compostos do copernício seriam decompostos pelos efeitos da própria radiação do elemento (autorradiólise).

História:
  • Este elemento foi criado em 9 de fevereiro de 1996 no "Gesellschaft für Schwerionenforschung" (GSI) em Darmstadt,Alemanha, por uma equipe chefiada por Peter Armbruster e Sigurd Hofmann. Este elemento foi sintetizado fundindo um átomo de zinco-70 com um átomo de chumbo-208, acelerando núcleos de zinco sobre um alvo de chumbo num acelerador de íons pesados (UNILAC). A IUPAC confirmou a descoberta em 11 de junho de 2009.
Foi conhecido como "unúnbio", um nome sistemático e temporário, dado pela IUPAC, até julho de 2009, quando foi batizado como Copernicium, em homenagem a Nicolau Copérnico. O nome foi aprovado oficialmente pela IUPAC em 20 de fevereiro de 2010 , após seis meses de discussão.

Isótopos:
Cinco isótopos são conhecidos:
  • O Cn-277 com meia-vida de 0,28 milissegundos, decaindo para Ds-273 com emissão alfa.
  • O Cn-282 com meia-vida de 0,8 milissegundos, decaindo por fissão espontânea.
  • O Cn-283 com meia-vida de 4 segundos, decaindo para Ds-279 com emissão alfa.
  • O Cn-284 com meia-vida de 97 milissegundos, decaindo por fissão espontânea.
  • O Cn-285 com meia-vida de 29 segundos, decaindo para Ds-281 com emissão alfa.

Copernício - (Cn)