sábado, 2 de julho de 2016

Darmstádio - (Ds)

Quimica Sintética

  • O Darmstácio de símbolo Ds é um elemento químico sintético de número atômico 110 (110 prótons e 110 elétrons) . Seu núcleo atômico mais estável possui massa atômica [281] u. Pertence ao grupo 10 da Classificação Periódica dos Elementos. Provavelmente é um sólido metálico.
História:
  • O isótopo Ds-269 foi descoberto pelo professor Sigurd Hofmann e seus colaboradores em 9 de novembro de 1994, através da fusão macia (baixo aquecimento) do Pb-208 com Ni-62 , com a emissão de um nêutron, no Instituto de Pesquisas de Íons Pesados (GSI - Gesellschaft für Schwerionenforschung) de Darmstadt , na Alemanha, vencendo a corrida pela obtenção de metais pesados competindo com Berkeley (Estados Unidos) e Dubna (Rússia).
Em 23 de novembro de 1994, do mesmo modo, porém utilizando na fusão o Ni-64 foi criado o isótopo Ds-271, com dois nêutrons a mais que o Ds-269.




Nomenclatura:
Nomes provisórios:
  • Antes da sua descoberta o elemento-110 foi previsto na tabela periódica por Dmitri Mendeleev e denominado de Eka-Platina — como todos elementos teóricos da época: recebia o nome do elemento acima do período anterior (no caso a Platina), precedido do prefixo "eka-" (do sânscr. "um").
Após sua descoberta foi denominado provisoriamente de "Ununílio" ("Ununnilium" em inglês) pela IUPAC (nome sistemático).

Nome definitivo e tradução:
  • Finalmente, em agosto de 2003, a comissão estabeleceu o nome "Darmstadtium" (símbolo Ds), conforme reivindicado por seus descobridores, em homenagem a cidade de Darmstadt, onde o elemento foi sintetizado pela primeira vez. O nome foi traduzido Darmstácio para o português. 
As traduções "Darmestádio" ou "Darmestádio" também foram cogitadas, tendo porém prevalecido o nome atual em atenção a razões fonéticas.

Quimica Sintética