sexta-feira, 1 de julho de 2016

Roentgênio - (Rg)

Roentgênio - (Rg)

  • O roentgênio, inicialmente chamado de ununúnio (do latim um, um, um) eeka-ouro (semelhante ao ouro), é um elemento químico, símbolo Rg (anteriormente Uuu), número atômico 111 (111 prótons e 111 elétrons), com massa atômica [272] u, sendo um dos átomos mais pesados.
Características principais:
  • É um elemento sintético, transurânico, radioativo, cujo único isótopo conhecido apresenta meia-vida em torno de 15 milissegundos, decaindo em meitnério-268. Devido a sua presença no grupo 11 da tabela periódica é um metal de transição, provavelmente metálico e sólido.



História:
  • O Roentgênio foi pela primeira vez sintetizado no "Gesellschaft für Schwerionenforschung" (GSI) em Darmstadt, Alemanha em 8 de dezembro de 1994, por uma equipe internacional liderados por Peter Armbruster e Sigurd Hofmann. 
Poucos átomos deste elemento foram criados (todos 272Rg), pela fusão do bismuto-209 com íons de níquel-64 num "Acelerador linear" (bombardeamento o bismuto com níquel).
  • O nome "roentgênio" foi aceito como permanente em 1 de novembro de 2004 em homenagem a Wilhelm Conrad Roentgen. Antes desta data, o elemento era conhecido, sob as recomendações da IUPAC, pelo nome "ununúnio", símbolo "Uuu". Algumas pesquisas atribuíam-lhe o nome "eka-ouro", pela semelhança com as características do ouro.
O roentgênio não se encontra presente na Natureza. Se este se encontrasse presente constituiria um risco devido à sua radiação perigosa

Estados de oxidação/Compostos:
  • Não se conhecem compostos deste elemento, mas ele apresenta (presumivelmente) estado de oxidação +3

Roentgênio - (Rg)